MA #6 – Como funciona o seu raciocínio?

Nas últimas décadas, a neurociência descobriu coisas incríveis sobre o funcionamento do nosso cérebro, que podem nos ajudar a aprender melhor e de forma mais rápida.
Um dos legados de toda essa pesquisa é a compreensão de como raciocinamos. Quer entender melhor isso? Então veja mais essa vídeo-aula baseada no livro do neurocientista Daniel Willingham (Porque as crianças não gostam da escola?)

21 Comentários


  1. Oi Xará 🙂
    Tudo bem?

    Que demais essa aula!!!
    Como já disse em outros vídeos, suas aulas estão me motivando, então as coloquei na minha rotina, antes de estudar para a faculdade vejo alguns vídeos seus em uma ordem que estabeleci para mim mesma.

    Pois bem, achei incrível essa dica de refletir sobre o que aprendi, porque estava fazendo isso sem saber que era bom rsrs. Além das anotações que estou fazendo sobre cada aula sua, tenho necessidade de falar para minha mãe cada coisa nova que tenho aprendido. E mais, eu já tinha um blog e estava com vontade de reativá-lo 🙂 Acho que chegou o momento ideal!

    Muito obrigada mais uma vez!!!

    Responder

    1. Que legal, Ana. Ensinar é uma das formas mais poderosas de aprender. Depois me conta do blog! 🙂

      Responder

  2. Foi bastante útil , más gostaria de memorizar melhor os estudo , queria aprender como memorizar .

    Responder

  3. Foi muito útil tenho provas difíceis no decorrer do mês e estava insegura assustada.
    vou me organizar melhor para meus estudos.
    Obrigada até mais.
    Maria Siviero

    Responder

  4. Penso Ana que a maior dificuldade é a disciplina no estudo, ou seja, praticar cada item desses sem correria de chegar lá (alvo proposto).

    Responder

  5. Oi Aninha…sabe vi o primeira aula pensei vou ver que tem de bom pra mim…estou com dificuldade em produzir texto,comecei a estudar a distância e estou apanhando bonito,bem voltando ao que interessa, leio,leio,leio e leio e leio….é pior é que é isso mesmo quase penso em desistir,mas sei que não farei isso…bem pelo menos vc me disse que é por ter muita informação ,vou tentar usar outra técnica….kkk..é de rir mesmo,mas obrigado por dividir teu conhecimento queria eu ter um pouquinho dessa destreza,quando pensei em voltar a estudar acreditei que por eu ler no meu dia a dia ,já era um bom começo,mas vejo agora que era um grão de mostarda….bem beijinhos…sabe te adoro pelo que você é…imagino que seja pelo que vc passa pra gente…beijos me vou…

    Responder

  6. boa tarde !

    acabo de ver esse vídeo aula e gostei muito !!!!

    eu tenho muita dificuldade em por esses informações de um modo mais pratico.
    ex: para aprender português , matemática etc….

    falo isso pois ja tentei praticar memorização nessas matéria e não fui muito bem , acredito q n estou fazendo de maneira correta.

    vc poderia me ajudar de um modo mais pratico nesse sentido .

    muito obrigado

    Responder

    1. Oi Marcelo na verdade a gente tem aqui um treinamento que se chama AM# que faz justamente esta orientação de como usar as técnicas de forma prática. Neste momento a gente não tem uma turma aberta. Aconselho que você se inscreva na lista de emails para saber quando uma nova turma será aberta.

      Responder

  7. Ana
    estou estudando para concurso, comprei uma apostila e um pacote de videoaulas, e queria saber se posso usar a aprendizagem espaçada e a prática deliberada, em 2 matérias por dia na apostila. E o mesmo método em 1 encontro de 5 blocos de outra matéria, (no mesmo dia). Cada bloco tem 30 minutos. Espero que a pergunta não tenha ficado confusa, rsrsrs.
    vlw

    Responder

    1. Duas matérias por dia é um bom número. Conforme o tempo que você tiver disponível por dia, você pode ir até umas quatro, mais do que isso pode ficar muito sobrecarregado e estudar uma matéria só também não é uma boa ideia. Isso porque você está trabalhando sobre o mesmo sistema o tempo todo e assim você sobrecarrega uma área específica do cérebro.

      Responder

  8. Oi Ana, esse video foi muito interessante e abriu muitos leques, inclusive eu fiquei um pouco frustrada porque quando eu estava no fundamental e depois ensino médio, eu era muito boa tanto que o pessoa me chamava de nerd em materias como ciencias, geografia, historia, portugues e principalmente em matematica, eu acho que um dos motivos foram os bons professores que eu tive e também a facilidade de adicção do conteúdo, mas já se passaram muitos anos desde que terminei o colegial e já fiz faculdade, porém percebi que muitas das coisa que eu era tão boa principalmente matemática, já não lembro de quase nada, eu queria poder lembrar de td ou um pouco do que aprendi, e era tão boa.

    Responder

    1. Oi Diane, o esquecimento é um processo natural. Se a gente não usa a informação ela vai ficando embotada.
      Agora se vc voltar a estudar estes assuntos vc vai ter mais facilidade do que estivesse vendo pela primeira vez.

      Responder

  9. Ana, parabéns pelo blog. Estou aplicando o que estou aprendendo no meu estudo de um novo idioma. Em breve colocarei os resultados.

    Responder

    1. Poste sim, Augusto, é sempre bom saber o resultado das sementinhas que a gente planta. 🙂

      Responder

  10. Oi Ana

    Tenho um curso de formação de mão de obra em ” martelinho de ouro “. Uma atividade manual e intelectual.

    Dentro do seu conhecimento ,quais seriam suas dicas ?

    Parabéns pelo seu blog e sua iniciativa, afinal Aprender é a grande e única saída.

    Responder

    1. Oi, Wilson,
      Vc tem que usar vários pequenos ciclos de aquisição (para “descobrir” o conhecimento) outro de retenção (ou memorização) e aplicação prática. Nesse caso, o seu ramo é perfeito para isso, já que o foco é mesmo a prática! 🙂

      Responder

  11. Oi Ana, parabéns pelo vídeo!! achei muito legal e o que fala no vídeo retratou bem a dificuldade que eu tinha para estudar uma determinada disciplina. Agora eu entendo o porque penei demais e sempre tirava notas abaixo da média. Consegui identificar que para mim o que faltava era o conhecimento prévio, e sempre que eu tentava avançar no conteúdo demorava demais e quase nunca conseguia. Vou tentar corrigir estes erros que não tinha percebido.
    Obrigada,
    Abraços!

    Responder

  12. Muito 10 o MA #6 – Como funciona o seu raciocínio? , Estou tentando aprender mais com as técnicas de anotações e dando um tempo para cada pratica de estudos, quando estiver mais maduro postarei os resultados.
    Muito agradecido Ana por este mega Blog.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *