MA #13 – Leitura Dinâmica não é tudo

Ler com maior velocidade certamente é uma habilidade interessante para quem tem muito o que aprender (e quem não tem, hoje em dia, né?)

Mas só correr insanamente por cima das palavras de um livro não ajuda muito na aprendizagem.

É isso que explica essa vídeo-aula, mais uma da série baseada no livro do neurocientista Daniel Willinghan, “Por que os alunos não gostam da escola?”

Além de mostrar algumas evidências experimentais para explicar como o conhecimento prévio afeta a sua leitura, e por consequência, a sua aprendizagem, a gente também fala o que é preciso fazer, na prática, para tornar-se um leitor cada vez melhor.

Quer se aprofundar e ser um super-leitor? Então CLIQUE na imagem abaixo e conheça nosso Treinamento:

Acelere 3X Sua Leitura
Aumente a Velocidade e a Compreensão!

 

23 Comentários


  1. Amei esta vídeo aula. Breve, objetiva e fácil de entender. Preciso muito de técnicas eficazes de leitura rápida e memorização. Aguardo ansiosa as próximas aulas. Um forte abraço e obrigada.

    Responder

  2. Apesar da aula ser antiga, pra mim ela é muito atual. Estou ouvindo suas aulas diariamente, na sequência em que foram elaboradas e estou gostando muito. Como ouço 2/dia, uma hora eu chego as atuais. E, sempre que posso, ouço vc no periscope. Eu sou o hal900053 🙂
    Abs

    Responder

  3. Olá Ana, estava procurando algo como seu blog há meses para estruturar as leituras que tenho feito e como melhorar minha aprendizagem. Até tinha parado minhas leituras e estava estudando formas conceituais de como se fazer isso. Realmente suas dicas são excelentes.

    Vou ver todos os seus vídeos o mais rápido possível.

    Responder

    1. Bruno, são dicas já quase que preparadas para que ocorra a absorção e posterior aplicação.
      Muito bom!!
      Gostamos de saber que algo te tocou a partir destas informações que este post está tratando.
      Bons estudos!!
      Abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  4. Olá, gostei muito desse vídeo, você quase respondeu 100% de uma enorme dúvida que tenho, sei que tenho que ler muito, mas preciso de sua ajuda novamente, o que ler realmente, diretamente ao ponto para ser boa em redação? Quero muito fazer estágio em uma empresa de nutricionistas, e sei que serão cobrados dos que tiverem interesse, boa gramática e redação. Desde já agradeço pela atenção.

    Responder

    1. Flávia, legal que vc se identificou com o post e que identificação excelente…quase 100%…
      Bom, o que ler vai depender, primeiramente de uma empatia com determinados assuntos, de gostos pessoais, mesmo.
      A ideia aqui seria vc ir descobrindo quais assuntos lhe atraem mais e quais atraem menos…
      Só vc pode dizer.
      Agora existe uma recomendação que é o seguinte:
      – aumente a sua leitura em temas literários (livros de literatura nos seus mais diversos gêneros).
      Abraço,
      Marcelo
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  5. Ana, Parabéns pelo seu vídeo, ele é maravilhoso está me ajudando muito em organizar os meus estudos…
    muito obrigada.
    em: 22/12/2014
    Regina

    Responder

  6. Parabéns pelo seu vídeo. Fiquei impressionado mais do que com o conteúdo, com a sua dicção. Creio que sua voz é uma das de mellhores dicções que já ouvi na minha vida e já tenho mais de 60 anos. Impressionante!!
    Sua voz é deliciosa Ana!!! Você além de boa leitora é também boa divulgadora. Boa não, excelente.

    Responder

  7. Olá Ana, gostei muito deste vídeo, mas o que você pensa da tabuada? Ela é ou não necessária?Porque a maioria dos alunos que não gostam de Matemática não sabem a tabuada?Aguardo seus comentários.

    Responder

    1. Roberto, acho que a tabuada em si não é o problema, até porque em algum nível a repetição é necessária.
      Agora, a grande questão é não ficar somente e então somente na repetição pela repetição.
      Você precisa ter vivenciar outras desafios ao longo do processo de ensino aprendizagem.

      Responder

  8. Ola Ana tenho assistido os seus videos e tenhoa achado maravilhosos. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Grande abraço.

    Responder

  9. Olá Ana, achei ótima todas essa novas informações, se for possível gostaria de saber como aplicar o fenômeno do agrupamento na área de estudo do meu interesse(saúde). Muito grata.

    Responder

  10. Muito interessante o conceito de agrupamento, Ana!
    Adrian de Groot foi um psicólogo holandês que realizou experimentos com enxadristas profissionais e amadores. Além de provar que o conhecimento prévio incrementava as decisões dos mestres, ele chegou à conclusão que a memória dos enxadristas mais experientes funcionava mais facilmente através da visualização de grupos de peças (chunking, patterns). Sua tese de doutorado foi transformada no livro “Thought and Choice in Chess”.

    Valeu, ótima aula!

    Responder

  11. Nossa, Ana. Nunca tinha visto uma apresentação sua, apesar de ter lido seu livro no Kinldle.

    Parabéns!!!

    Orgulho de ter algum tipo de contato com você através do Fórmula.

    Tamo Junto!!!

    Alberto Solon

    Responder

  12. Ana, boa noite!
    Esta vídeo aula é interessantíssima!!!!
    Estou “garimpando” o + aprendizagem pra achar algo sobre leitura.
    Atualmente, busco melhorar o tempo de leitura. Vc conhece algo ou tem alguma teoria que possa me ajudar?!
    A concentração na leitura resolvi com a confecção dos mapas paralelamente. Pra sempre AM3! rss
    Abs, Latife

    Responder

  13. Parabéns! Vocé é ótima! Suas aulas estão ajudando muito os meus estudos. Obrigado.

    Responder

  14. Oi Ana, como já comentei estou adorando suas vídeo aulas. Você tem um jeito muito especial de ensinar.
    Amo seus mapas mentais, estou tentando aprender a faze-los. Gostaria de ver um índice de todas as aulas
    por enquanto tenho pego aulas avulsas. Grande abraço.

    Responder

    1. Oi Antônio este blog é novo e estou tentando estruturar de forma que ele fique melhor organizado.
      Vc pode usar as categorias que estão abaixo da primeira página que elas vão te ajudar a buscar por aulas que tem uma relação umas com as outras.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *