Li Guerra e Paz com leitura dinâmica. Se passava na Rússia… (Woody Allen).
Você acredita em leitura dinâmica?
Desculpe, esta é uma péssima pergunta, né? 😖
Afinal, leitura dinâmica não é credo ou religião, então não tem sentido falar em “acreditar” ou “não acreditar”, certo?
O que realmente importa é o que a Ciência tem a dizer sobre o assunto.
E é exatamente isso que vamos fazer neste artigo: analisar o que a Ciência Cognitiva tem a nos dizer sobre a leitura dinâmica, ou mais especificamente, sobre as mais variadas afirmações que fazem a respeito dela.
Antes de listar e analisar cada afirmação, vamos contextualizar um pouco a discussão.
Se você quiser pular a parte histórica, pode ir diretamente para a afirmação que mais desperta a sua curiosidade.
Se preferir, antes de ler faça um pequeno teste:
Leia só os títulos das seções abaixo e marque Verdadeiro ou Falso para cada uma das afirmações. Depois conte o seu resultado lá nos comentários! 🙂
- Com as técnicas de leitura dinâmica, é possível ler 1500 ou até mais palavras por minuto
- É possível se ler até 3X mais rápido
- É possível ler um livro inteiro em 60/30/20 minutos
- A subvocalização é o pior inimigo da leitura rápida e deve-se fazer muitos exercícios até que ela seja 100% eliminada
- Uma pessoa bem alfabetizada não precisa aprender técnicas de leitura
- Quanto maior a velocidade, pior a compreensão
- Só é possível usar leitura dinâmica em textos fáceis
- Ler rápido tira o prazer da leitura
- A leitura acelerada não permite a reflexão
- Leitura dinâmica não serve para estudar
- O importante é a qualidade, não a quantidade
- Leitura rápida é para pessoas que não gostam de ler
- Só se aprende a gostar de leitura na infância
- Ninguém gosta de ler
- Outras dúvidas sobre leitura dinâmica
Um pouquinho só de história
A leitura acelerada ou leitura rápida surgiu nos Estados Unidos e está por aí por quase 70 anos.
No Brasil ela foi traduzida com o mesmo espírito “criativo” com que os brasileiros gostam de brindar a tradução de títulos de filmes.
O que era simplesmente fast reading ou accelerated reading (literalmente, leitura rápida ou leitura acelerada) ganhou nome um tantinho infeliz de “leitura dinâmica”.
Para você ter uma ideia, quando eu era criança havia cursos itinerantes de “leitura dinâmica e memorização“, que iam de cidade em cidade treinando os interessados.
Isso foi na era pré Internet… (sim, um mundo sem Internet realmente existiu… 👵
De lá para cá, muitos livros foram publicados sobre o assunto, muitas cursos e variações foram criadas e um monte de afirmações contraditórias sobre o método foram espalhadas.
Então resolvi fazer uma coletânea de tudo o que se afirma por aí sobre leitura dinâmica. Tanto aquelas que são usadas para “louvar” o método quanto aquelas que são usadas para “detratar” o método.
E você pode colaborar também! Continue lendo que eu já conto como…
A partir desta coletânea de ideias difundidas sobre a leitura dinâmica, vamos analisar cada uma das afirmações.
A análise será feita à luz do que já se sabe a partir das mais variadas pesquisas sobre o processo de leitura, seja da Neurociência ou da Ciência Cognitiva.
Então, aperte os cintos e prepare-se para descobrir o que é #FATO ou #FAKE quando o assunto é ler em alta velocidade.
Com as técnicas de leitura dinâmica, é possível ler 1500 ou até mais palavras por minuto
Fisicamente falando, a maior velocidade que uma pessoa consegue ler sem precisar “pular” palavras fica em torno de 600 palavras por minuto.
Acima deste valor, o que a pessoa faz deixa de ser “leitura” e passa a ser “varredura”.
A varredura é uma das técnicas ensinadas em cursos tradicionais de leitura dinâmica, e consiste em uma leitura parcial do texto.
Como a técnica da varredura obriga a uma leitura apenas parcial do texto, ela não consegue por si só produzir um nível de compreensão aceitável. Tudo que você consegue com uma varredura é obter uma leve noção do que vai encontrar naquele texto.
Por outro lado, a varredura tem lá a sua utilidade, mesmo que somente em situações muito específicas. Uma delas nós vamos ver no item sobre leitura dinâmica nos estudos.
É possível se ler até 3X mais rápido
Pessoas com bom nível educacional leem em média em torno de 200 de palavras por minuto. Você já descobriu que o limite entre a leitura completa (incluindo todas as palavras) e a varredura está por volta de 600 palavras por minuto.
Diante destes números, vemos que é perfeitamente plausível a ideia de que as pessoas podem ler até 3X mais rápido.
E por que “até” e não “exatamente”?
Pelo simples fato de que algumas pessoas já começam a treinar leitura acelerada com uma velocidade de mais de 200 palavras por minuto.
Alguém que já lê 300 palavras por minuto pode “apenas” duplicar a sua leitura. Ela não vai triplicar a sua velocidade, porque isso significaria ultrapassar o limite físico de 600 palavras por minuto.
E quem está abaixo de 200 palavras por minuto?
Pessoas que fazem uma leitura silábica costumam ler na velocidade da fala, que é em torno de 150 palavras por minuto. Geralmente essas pessoas tem problemas relativamente sérios de interpretação de textos também.
Por outro lado, isso significa que estas pessoas podem chegar a quadruplicar a sua velocidade de leitura e melhorar muito a sua capacidade de compreensão através de um treinamento adequado.
É possível ler um livro inteiro em 60/30/20 minutos
Se algum maluco está dizendo por aí que você pode ler um livro de 300 páginas em 20 minutos, fuja dele correndo!
Aliás, qualquer afirmativa neste sentido é um bom sinal para você acender a luz amarela.
Afinal de contas, até uma criança sabe o tempo que você vai gastar lendo um livro depende de MUITOS fatores.
O tamanho é o fator mais óbvio. Alguns outros são:
- o tipo de conteúdo (já vamos falar disso em outro tópico)
- o seu conhecimento anterior do tema
- a amplitude do seu vocabulário
- seus objetivos com o livro
- a sua atual velocidade de leitura
Então é só fazer as contas:
Se você tem nas mãos um livro no qual você consegue alcançar o limite de 600 palavras por minuto, em 20 minutos você consegue ler 12.000 palavras. Em 30 minutos, 18.000 palavras. Em 60 minutos, 36.000 palavras.
Lembre-se: se passar disso, você estará fazendo varredura, não uma leitura completa.
Para você ter uma ideia do significado concreto disso, vejamos um exemplo:
O meu livro “Histórias de Aprendizagem”, que é relativamente fino (130 páginas) possui 19.894 palavras, incluindo títulos e outros elementos pré-textuais.
Então você provavelmente consegue terminar a leitura completa dele em torno de 30 minutos. Mas não vai conseguir em 20.
A subvocalização é o pior inimigo da leitura rápida e deve-se fazer muitos exercícios até que ela seja 100% eliminada
A subvocalização consiste em imaginarmos o som do texto na cabeça. Algumas vezes isso gera um movimento sutil dos lábios e também das cordas vocais, como se você estivesse lendo em voz alta.
Vejamos o que diz o pesquisador Daniel Willingham diz no seu livro “The Reading Mind” (a mente leitora)
Os resultados (das pesquisas) indicam que ambas as rotas de leitura – a baseada no som e a baseada na soletração – convivem lado a lado em leitores experientes.
Vamos entender os termos desta citação…
Um leitor pode compreender o significado do texto por duas rotas.
A rota auditiva é a que usa o som da palavra. Ao “ouvir” este som (mesmo que só na sua cabeça) o leitor reconhece a palavra e só então chega ao significado. Isto é pura subvocalização.
A segunda rota de leitura é a rota visual. Neste caso, a pessoa vê as letras da palavra e já alcança o significado dela, sem precisar recorrer ao som.
A rota visual é de fato bem mais rápida que a auditiva, porque elimina uma etapa do processo.
No entanto, uma pessoa só consegue usar a rota visual quando ela já conhece bem a palavra, o estilo de escrita e o assunto.
Diante de uma palavra desconhecida, uma frase estranha ou um assunto desconhecido, mesmo o leitor mais experiente passa automaticamente a usar a rota auditiva.
Em outras palavras:
Travar uma “guerra” contra a subvocalização com exercícios malucos só vai mesmo produzir muito cansaço, frustração e estresse.
E o pior de tudo: os resultados podem ser exatamente o oposto do que você quer alcançar, que é uma leitura rápida, de qualidade e prazerosa.
Uma pessoa bem alfabetizada não precisa aprender técnicas de leitura
O que você considera uma pessoa “bem alfabetizada”?
- alguém que conseguiu terminar o Ensino Médio ou a Faculdade?
- alguém que se alfabetizou em uma escola particular tradicional ou até em uma boa escola pública?
- alguém que lê uns dois ou três livros por ano? (esta aliás, é a aproximadamente média de leitura dos brasileiros)
Desculpe destruir suas ilusões…
O caso é que nos 3 grupos existem muitas pessoas que leem muito mal e grande parte delas tem problemas sérios com interpretação de texto.
No entanto, o mais grave de tudo isso é que a grande maioria destas pessoas nem mesmo sabe que tem problemas de leitura.
São mais ou menos como aquelas pessoas que dirigem mal. Elas vão se virando no trânsito, se tornam confortáveis no volante e no final nem se dão conta das próprias barbeiragens.
Isso acontece porque o sistema tradicional de ensino é péssimo em alfabetizar as pessoas. Além de deixar o trabalho pela metade, criam hábitos ruins e para completar destroem a motivação para a leitura da maioria das crianças.
Então, a menos que você :
- já seja um leitor ou leitora competente, que lê com prazer ou pelo menos sem desconforto no mínimo uns 20-40 livros por ano.
- leia textos de média complexidade a pelo menos 400-450 palavras por minuto
- consiga compreender a maior parte daquilo que lê com facilidade e rapidez
Então muito provavelmente você carrega algum ou alguns probleminhas da uma alfabetização problemática até hoje.
Isso significa que um treinamento que corrija estes problemas pode sim, trazer grandes benefícios.
Quanto maior a velocidade, pior a compreensão
A compreensão da leitura depende muito da nossa memória de trabalho, que é uma memória de curtíssima duração.
Por isso, se você lê muito devagar, quando você chega no final do parágrafo, o início dele já foi apagado da sua memória de trabalho. E com isso fica mais difícil compreender o desenvolvimento das ideias do texto.
Uma leitura lenta demais também prejudica a concentração.
O nosso cérebro opera em alta velocidade e está cada vez mais viciado em velocidade pelas novas tecnologias.
Se você não enviar ideias rápido do suficiente para que o seu cérebro permaneça ocupado no assunto certo, ele vai começar a encontrar outras coisas interessantes para prestar atenção….
O barulho do carro passando na rua, a conversa de ontem com a sua mãe ou o rosto daquela pessoa interessante que você conheceu na balada do fim de semana…
Em resumo, como diria minha avó:
Cabeça vazia, oficina do diabo!
Obviamente, estamos falando aqui de uma leitura completa, dentro dos limites de cada pessoa e dentro do limite físico de 600 palavras por minuto.
Qual o mínimo que você deveria fazer?
Se você está abaixo deste valor mesmo para livros de dificuldade mediana, está em suas mãos ultrapassar os seus limites.
Basta se disciplinar a ler sempre um pouco acima da sua velocidade de conforto.
Apenas com este pequeno esforço você:
- compreende melhor o texto
- deixa seu cérebro devidamente concentrado
- empurra o seu limite de velocidade para cima, todo dia um pouquinho
Só é possível usar leitura dinâmica em textos fáceis
“Quero ver você ler Kant a 600 palavras por minuto!”
Recebo este tipo de comentário provocativo praticamente todos os dias…
Confesso que é engraçado. 😅
É óbvio que não dá para ler Kant ou a “Metafísica” de Aristóteles na mesma velocidade que se lê “O Mundo de Sofia” (que também é sobre Filosofia).
Aliás, já vimos que a sua velocidade de leitura SEMPRE vai depender do que você está lendo e de muitos outros fatores.
O que estes “comentaristas” não levam em consideração é o seguinte:
99,99% dos livros estão mais para “O Mundo de Sofia” que para a “Metafísica” de Aristóteles.
E se você consegue ler os outros livros da sua vida em maior velocidade, vai sobrar mais tempo para você se debruçar sobre Kant ou qualquer outro texto complicado que você quiser desvendar.
Portanto, este comentário é simplesmente…
Ah, você pode também aproveitar esta velocidade maior para ler o máximo possível de livros de apoio sobre a obra de Kant, e com isso aumentar as suas chances de entender um pouco mais dela. 😉
Ler rápido tira o prazer da leitura
Primeiro de tudo, uma coisa precisa ficar clara:
Não é porque você sabe fazer alguma coisa que você é obrigado a fazer sempre.
Ou seja: você não tem obrigação de ler super rápido todas as vezes só porque aprendeu a fazer isso.
Vamos entender melhor…
Qualquer que seja o livro, normalmente você lê na chamada velocidade de conforto.
A velocidade de conforto é aquela em que você lê sem apressar o seu ritmo natural. Ela é diferente para cada livro, cada pessoa e cada objetivo. E ela sempre parte de uma base.
Ou seja, se você praticou alguma técnica e agora lê o livro da faculdade mais rápido do que lia um mês atrás, você também vai ler “Alice no País das Maravilhas“ mais rápido que antes.
👉 Mesmo que você não esteja fazendo nenhum esforço para isso!
Se você ainda está na dúvida, faça este teste bem simples: leia junto com uma criança, na velocidade dela.
Como você se sente? 🙄
Pois é, o prazer não está em ler rápido ou devagar, mas em ler na sua velocidade de conforto.
E quando você aprende a ler mais rápido, você não perde o prazer, você ganha poder de escolha.
Um exemplo pessoal
Durante o dia, principalmente nas leituras relacionadas ao trabalho, eu leio sempre de forma acelerada.
No entanto, quando vou ler à noite antes de dormir, nunca acelero meu ritmo.
E escolho não acelerar por um motivo muito simples:
As porque acelerar a leitura para além da minha velocidade de conforto ativa o cérebro e atrapalha o sono!
Ou seja, porque sou treinada em leitura acelerada, posso escolher quando usar ou não esta ferramenta. Se eu não tivesse esse treino, estaria à mercê das minhas limitações.
A leitura acelerada não permite a reflexão
Desculpe se você acredita nisso…
Essa é uma das afirmações mais erradas, mais sem sentido e mais irrefletidas que eu já vi sobre leitura acelerada…
Vamos raciocinar só um pouquinho…
Leitura e reflexão são dois momentos diferentes. Primeiro você lê, depois você reflete sobre o que você leu…
E se você lê mais rápido, você gasta menos tempo na leitura, certo? (dããã) 😵
Isso significa que você economiza tempo na etapa da leitura e com isso você ganha tempo para usar justamente na etapa da… reflexão!
Então, “pelamordedeus“:
Se você não quer ler mais rápido por qualquer motivo, mesmo que ele seja muito estranho, não tem nenhum problema. Nós podemos continuar sendo amigos. 😁
Só arranje uma desculpa que faça mais sentido, por favor! 😉
Leitura dinâmica não serve para estudar
Se você leu o item anterior, acredito que já entendeu porque esta ideia é muito, muito, muito #fake, certo?
Agora vamos ampliar o raciocínio no contexto da aprendizagem, porque ela pode mudar o jogo dos estudos para você.
A aprendizagem ocorre em três etapas:
- aquisição
- retenção
- aplicação
A leitura é uma forma de aquisição.
Então, se você faz a aquisição em menos tempo, vai ganhar tempo extra para as outras duas fases.
[IMPORTANTE] O ganho de tempo pode ser muito grande!
Suponha que você passe de uma leitura média de 200 palavras por minuto para uma leitura de 400 palavras por minuto.
Este é um valor fácil de alcançar com algumas semanas de treino.
Então, se você antes levava duas horas para ler um capítulo do seu livro didático, agora você vai levar apenas uma hora.
Na outra hora que você economizou, você está livre para fazer um belo mapa mental, uma boa revisão ou alguns exercícios.
E agora, mais uma surpresa:
Até mesmo a varredura tem a sua vez na hora de estudar!
Você pode usar técnicas de varredura para ter uma visão geral do material antes de fazer uma leitura completa.
Isso ajuda tanto na compreensão do material, como também na velocidade de leitura e na memorização dos pontos principais.
Conclusão:
A leitura dinâmica não só “serve” para estudar. Ela é necessária para ter um desempenho ótimo nos estudos!
O importante é a qualidade, não a quantidade
O volume de leitura que uma pessoa traz na bagagem é um dos fatores identificados pelos pesquisadores como sendo essencial para tornar essa pessoa uma leitora competente ou não.
A leitura em grande quantidade:
- aumenta e solidifica o vocabulário, a estruturas gramaticais e a ortografia. Todos estes fatores afetam diretamente a velocidade e a compreensão da leitura.
- amplia os conhecimentos gerais da pessoa, que por sua vez ajuda na compreensão das próximas leituras.
- reforça o hábito da leitura, que é a forma mais eficaz de ler mais e criar uma identidade de leitor (que também é um fator importante conforme identificado nas pesquisas)
Isso quer dizer que devemos abrir mão da qualidade?
De forma alguma!
O fato é que a qualidade vem naturalmente. Quanto mais a pessoa lê, mais ela amadurece como leitora e começa a buscar novos desafios.
Nosso cérebro não convive bem com a mesmice.
Uma adolescente que tenha um período de “obsessão” por histórias açucaradas de vampiros enamorados eventualmente vai crescer e enjoar delas.
Enquanto isso, ela está no mínimo cultivando o hábito da leitura, além de reforçando a sua base de gramática e de ortografia.
Assim, quando o “surto” passar, ela estará mais preparada para a próxima fase na sua história de leitora. 😉
Então, que tal começar a estabelecer algumas metas de leitura? É uma forma bem divertida e motivante de ler mais!
Leitura rápida é para pessoas que não gostam de ler
Você já viu uma pessoa que gosta de ler dentro de uma livraria?
É mais ou menos como assistir uma criança visitando uma loja de doces…
Quem gosta de ler sempre tem uma lista quase infinita de livros que ainda quer ler, sem contar os que ela precisa ler e os que ela quer reler.
Esse é justamente o meu caso…
Acabei pesquisando tão fundo sobre a leitura acelerada justamente porque queria ser muito eficiente nela. Tudo isso para poder ler mais livros na minha curta passagem sobre a terra.
Por outro lado, existem pessoas que não curtem leitura, de verdade. Confesso que não consigo entender isso muito bem, mas respeito o direito de cada um gostar ou não do que quiser.
Só que ler nem sempre é uma escolha… 🙈
Se você se enquadra na categoria de pessoas que não gostam mas precisam ler pense comigo:
➡Quanto mais rápido você conseguir ler o que tem que ler por obrigação, mais rápido você “se livra” da tarefa, certo?
Então a minha dica para você é:
💥 Treine a leitura acelerada o quanto antes. Vai poupar um bocado de horas aborrecidas na sua vida.
E ainda por cima pode até acontecer que no final você acabe achando que ler não é assim tão chato… 😉
Só se aprende a gostar de ler na infância
Realmente lindo! ❤️ ❤️ ❤️
Mas a ideia de que este é o único caminho para alguém gostar de leitura é simplesmente…
Na vida real de adultos que trabalham oito horas por dia, gastam duas horas no trânsito e ainda precisam dar conta das tarefas de casa, nem sempre dá para fazer isso.
Pelo menos não todos os dias. Não com toda aquela alegria de comercial de margarina. Nem sempre com uma criança tão atenta, colaborativa e comportada…
Claro que quem teve pais que conseguiram ler junto pelo menos algumas vezes tem maiores chances de acabar gostando de ler desde cedo.
Mas não é uma garantia.
E se você não teve isso na sua infância, ou não tem condições de fazer pelos seus filhos, não é o fim do mundo.
No próximo item, vou contar um segredinho que vai ajudar a esclarecer ainda mais este ponto.
Ninguém gosta de ler
Por esta você não esperava, não é? 😊
Mas vamos pensar juntos e entender essa afirmação quase indecente…
Ler em si é o ato de transformar risquinhos aleatórios em letras, palavras e frases. Isso é mecânico, chato e dá trabalho.
Principalmente se você não tiver prática (pense em uma criança de 6 ou 7 anos lendo).
E nosso cérebro não é do tipo que gosta de fazer esforço… Ele está mais para um grande preguiçoso, que faz de tudo para economizar energia…
Por outro lado, ele adora:
- novidades
- histórias
- ideias para resolver problemas que o estão chateando
E é justamente esse tipo de coisa que aqueles que amam os livros buscam:
Ficar por dentro das coisas, se emocionar com histórias incríveis e descobrir como resolver aqueles problemas que estão emperrando a vida delas.
Então se você se considera uma pessoa que “não gosta de ler” é bastante provável que você tenha alguma dificuldade de leitura que que provavelmente você nem percebe.
Ou então você simplesmente tem pouca prática. Ou talvez até um “trauma” adquirido das famigeradas “leituras obrigatórias” da escola.
A boa notícia é: tudo isso tem conserto e você pode passar a amar a leitura em qualquer idade. 😉
Não encontrou a sua afirmação favorita sobre leitura dinâmica aqui?
Você acha que faltou alguma afirmação sobre leitura dinâmica, leitura acelerada ou mesmo leitura em geral que você gostaria de ver discutida aqui?
Então coloque-a lá embaixo nos comentários!
Se for pertinente, a análise da afirmação que você sugerir pode entrar para o corpo do texto! 😎
E se você fez o teste de Verdadeiro/Falso, comente sobre os resultados e conte sobre o que mais surpreendeu você até aqui. ⬇ ⬇ ⬇
Link permanente
Oi Ana ,Adorei o texto ,parabéns .estou lendo o livro de leitura dinâmica e memorização de William Douglas . Tem na Net de graça kkkk. Já melhorei bastante .e para mim funciona .adorei sua dica de ler uma velocidade a cima do normal . Vou usar o metrô mano para marcar e acerola um pouco . Fiquei muito feliz com suas dicas principalmente sobre subvocalização. Parabéns.
Link permanente
Que bom que gostou, Paulo. Bora treinar!
Link permanente
Adorei o artigo, parabéns, mas também gostaria de uma indicação de treinamento para aperfeiçoar a velocidade e qualidade da minha leitura.
Link permanente
Oi, Roberto, tem o nosso, super mega completo: http://aceleresualeitura.com.br/, dê uma olhadinha lá.
Link permanente
Querida, gostei mt do seu artigo, li tudinho.
Faço parte do grupo que não tinha costume de ler, mas agora tem que ler kkkk.
Então, eu queria saber se tem dicas ai na manga sobre como aprender esta leitura dinâmica ou acelerada, se tem um curso ou algo assim gratuito para baixar. Ou como vc falou suas dicas são só ler mais rápido mesmo??? Desde já obg. Abraços…
Link permanente
Que coisa boa, Ítalo! Fico feliz em saber!
Link permanente
Sou fa de leitura dinamica adoro
Link permanente
Ana, quando eu crescer quero esctever como você ♡
Link permanente
“99,99% dos livros estão mais para “O Mundo de Sofia” que para a “Metafísica” de Aristóteles.”
Ainda bem.
Link permanente
Muito bom o artigo.
Gostaria de sugerir uma pesquisa sobre um amigo chamado James Bauer, que se denomina o leitor mais rápido do mundo em língua portuguesa, e que dá cursos de leitura dinâmica (ou foto leitura, como preferir) em Brasília e pelo Skype (ele ministra também em outras cidades, mas no momento está morando no DF).
Eu já vi, pessoalmente, ele ler uma página de um livro em 10 segundos e falar tudo que tem na página, inclusive a formatação diferenciada de alguma palavra específica, ou seja, lê rápido e ainda explica o texto de forma bastante profunda.
Não é nem um pouco parecido com os outros cursos de leitura dinâmica que já vi por aí.
Esse é um exemplo: [LINK EDITADO]
Link permanente
Oi, Daniel, que bom que gostou do artigo. 😀
Não existe nenhuma pesquisa do meu conhecimento que confirme que a fotoleitura funcione. As poucas tentativas de tentar comprovar isso falharam.
Não gosto de ensinar nada fazendo demonstrações do quanto “eu” faço aquilo bem (seja leitura, seja memorização ou mapas mentais) porque afinal de contas, não é a minha habilidade que conta na sua vida, e sim a SUA HABILIDADE, que precisa ser desenvolvida. Então eu sempre procuro mostrar que você é capaz de fazer.
Não conheço este rapaz, mas vejo duas possibilidades: ou ele é uma pessoa superdotada ou tem algum truque, alguma coisa combinada. Prefiro acreditar na primeira opção. Em qualquer caso, a técnica dele não ajudaria muito… 😉
Link permanente
Desculpe me intrometer, mas ouvi muitas pessoas, inclusive nos vídeos dele de quem adquiriu o curso falar que James Bauer não passa de uma fraude, ele para de dar suporte para as pessoas assim que elas começam a reclamar.
Link permanente
Eu também assisti uma palestra dele, fiquei impactada, leitura rápida e com entendimento, mas o que mais me impressionou foi o lado altruísta dele, com a arrecadação de alimentos para crianças carentes em troca de palestras gratuitas, isso é muito válido.
Link permanente
Olha, o James Bauer me enganou, fiz 4 aulas com ele e cancelei, eu gravei um vídeo da aula dele, porque como eu não via uma diferença significativa na leitura, achei que a avaliação dele estava errada, e adivinha? ele pediu para eu ler um texto de 175 palavras (lembrando que coloquei no word e deu 151 palavras), mas isso não é nada, na verdade ele não contou 10 segundos, mas sim, 24 segundos, agora imagina, a quantidade de palavras multiplicadas por 6 (para saber quanto li em 1 minuto) deu 684 palavras por minuto, se tivesse lendo isso já estava satisfeita, me senti muito lesada e com muita raiva, quando meu marido reclamou, ele disse que era o método dele avaliar (ou seja enganar seus alunos, distorcer o verdadeiro resultado), que ridículo, e nem devolveu meu dinheiro.
Link permanente
Puxa, Stefanie, que história horrível. Infelizmente esse tipo de gente acaba fazendo as pessoas desacreditarem de que existem bons métodos de aprendizagem, que de fato melhoram a sua velocidade não só de leitura, mas de todo o resto (memorização, anotação, etc…)
Fico triste em saber que isso aconteceu com vc.
Link permanente
Boa tarde, Equipe Mais Aprendizagem.
Após a leitura do artigo, que, por sinal, gostei bastante, tive a curiosidade de pesquisar sobre Evelyn Wood.
Assistí a um vídeo no Youtube dela (acredito que vocês tenham assistido), em que ela faz uma apresentação de leitura rápida em um programa de de televisão e foi assustador o que eu vi. Ela, simplesmente, lê, em 1 minuto, 27 páginas, tendo cada página em média 475 palavras, ou seja, ao multiplicar o valores ela leu mais de 12.000 palavras por minuto. Em seguida, ela explica o que foi compreendido da leitura.
Ela fez uma varredura ou é possível chegar a esse nível de velocidade e compreensão de leitura?
Grato.
Obs.: vou deixar o link do vídeo, sem compromisso, caso não tenham visto: https://www.youtube.com/watch?v=_x6o0-ao5y8
Link permanente
Oi, Vínícius. Que bom que gostou do artigo! 😀
De fato, este tipo de leitura, chamada varredura, pode ser treinada ao extremo e então produzir alguns resultados bem interessantes. Por outro lado, eu chamaria atenção para um ponto do vídeo:
– ela varreu 27 páginas em 1 minuto e falou durante +- 1 minuto sobre elas. Com certeza tem muito mais coisas acontecendo ali. Sem dúvida a moça é excepcionalmente bem treinada em varredura, mas minha maior dúvida é se ela sustentaria uma descrição mais detalhada do que “leu”, por digamos, 15 minutos. Lembrando que a velocidade da fala fica em torno de 150 ppm, então mesmo em 15 min falando ela ainda poderia deixar bastante coisa de fora…
Sou totalmente a favor da velocidade, e acho que a varredura tem o seu lugar, até mesmo quando o objetivo é estudar. No entanto tenho minhas dúvidas se o nível de treino necessário para se chegar a um desempenho de velocidade extremo destes compensa o esforço, justamente pela quantidade de coisas que ficam de fora. Como escrevi no artigo, do ponto de vista físico, acima de 600 ppm você obrigatoriamente vai pular palavras e deixar coisas de fora… 😉
De todo modo, obrigada por mandar o link desta preciosidade histórica! 🙂
Link permanente
Bom artigo dou apaixonado por leitura. Depois que conheci leitura dinamica melhorei muito.
Link permanente
Que bom, Marcos! Continue acompanhando os artigos por aqui.
Link permanente
Ana Lopes, que bom te encontrar e ler o que pensa sobre o assunto… Uso em minhas tutorias e é uma saga levar isso às pessoas… quebra de paradigma, mesmo, né… Mas, com gente como você, seu know-how,sua experiência e alcance, sei que o futuro é alentador!!! Espero achar você nas redes para segui-la e nos unir nessa odisséia rumo ao conhecimento!!! Abs(Começarei a ler seu livro hoje!!)
Link permanente
Seja bem vindo, Arnaldo. Estou em todas as redes: youtube/facebook/tiktok => @maisaprendizagem, Twitter: @AnaLopesOficial Instagram @mais.aprendizagem
Link permanente
Excelente matéria! Estou muito interessado em leitura dinâmica, confesso que há tempos atrás, na época do ensino fundamental/médio, cultiva muito o hábito de ler, no entanto essa maravilha foi esquecida, deixada de lado, com tantas preocupações e afins. Voltarei com esse incrível hábito agora mesmo! Fico feliz, seu post fez despertar esse meu lado pela leitura.
Muita paz e sucesso!
Att., Daniel F.
Link permanente
Que bom que o artigo te ajudou de alguma forma, Daniel!
Link permanente
Parabéns …vc é sucesso em pessoa! Gratidão
Link permanente
Agradecemos o seu feedback, Cláudio!
Link permanente
Interessantíssimo artigo,sou aí de tres meninos 13,9e3 anos ambos 13 e 9 lêem bem… Tiveram uma oficina de leitura na escola e apoio meu e da esposa na compra de pequeno livros. Hj estou me viciando em leitura.
Link permanente
Que bacana, Carlos, é muito bom criar o hábito da leitura nas crianças.