Seu preconceito está lhe impedindo de aprender? (parte 3/3)

Você sabia que existem pessoas capazes de memorizar vários baralhos em sequência? Ou fileiras infinitas de números? Ou associar centenas de nomes e rostos numa festa?

Mas o que tudo isso tem a ver com aprendizagem?

Os campeonatos de memória – onde essas façanhas são colocadas em competição – são em parte responsáveis pelo nosso preconceito sobre os métodos de memorização. Afinal, decorar baralhos não tem mesmo nenhuma utilidade prática.

Para assistir o início desta série que fala sobre o preconceito que pode atrapalhar – e muito! – a sua aprendizagem, veja a aulas anteriores, onde eu falo dos tipos de memória e das técnicas de memorização.

Por outro lado, é por causa desses campeonatos que técnicas como o Palácio da Memória, do Encadeamento ou do Agrupamento permanecem vivas e até vão ficando mais elaboradas.

 

E a grande verdade que é neste mundo do conhecimento, elas são cada vez mais úteis e necessárias!

Se você nunca viu um Palácio da Memória, então não deixe de ver esta videoaula diferente e divertida!

13 Comentários


  1. Ana,
    Interessante esse video.
    Fiquei pensando uma alternativa para os métodos de memorização, cheguei a conclusão que meu mapa mental seria um método de memorização se eu lê-lo toda semana. Deixa explicar melhor.

    Estou estudando para concurso e quero usar o mapa mental que fiz de Direito Administrativo, por exemplo, para ser meu Palácio das Memórias. Seria possível ou estou “viajando”?
    Grato

    Responder

    1. Rafael, você está no caminho mais adequado na realização de estudos mais eficientes….é isso mesmo!!
      Até +.

      Responder

  2. Estou como dificuldade para estudar. Seguinte: Leio textos se não gravo nada do que acabei de ler. Como faço para melhorar?

    Responder

    1. Vinicius, conheço este método, mas nunca usei. Ele é bem focado na área empresarial.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *