Vários estudos desde 1994 sugerem que o uso de películas de plástico colorido sobrepostas na frente do texto podem aumentar bastante a velocidade e a taxa compreensão em leituras mais longas e complicadas, tanto em crianças como em adultos com problemas de leitura.
Aparentemente, a cor sobreposta ao papel branco reduz o contraste entre as letras e o fundo e alivia problemas como fadiga visual e distorções de percepção visual.
A cor mais eficiente, no entanto, pode variar de pessoa para pessoa. Também não é claro ainda se a cor pode ajudar pessoas “normais”, ou seja, sem problemas específicos de leitura, a ler melhor.
A partir desses estudos – que ainda são um tanto controversos – vários fabricantes passaram a vender conjuntos de lâminas plásticas de cores variadas para pais e escolas.
A ideia é que a pessoa experimente até encontrar a cor que gere a maior sensação de conforto.
Eu ainda não me convenci a comprar umas lâminas pra ler, mas ando pensando em tentar configurar meu iPad para colocar fundos coloridos nas minhas leituras eletrônicas.
O que você acha disso tudo?
Fonte: http://pt.slideshare.net/shook5/colored-overlay
Link permanente
Acho que faz sentido Ana, testei agora no seu texto fazendo seleção de um trecho e meu computador colocou uma cor de amarelo antigo, gostei do efeito porque parece que a tela parou de “ferir” meus olhos, o branco reflete muito a luz. Parece mesmo que lemos mais relaxados, aumentando a concentração. Seu blog é muito bom, seus vídeos tudo de primeira qualidade. Parabéns.
Link permanente
Valéria, agradecemos por acessar o nosso material.
Abraço, Marcelo
Gerente de relacionamento.