Já li muito na minha vida, e acho que todo livro nos acrescenta algo, mas hoje vou falar sobre 4 livros que mudaram a minha vida. Tenho certeza de que você vai se surpreender com essa seleção!
FÁBULAS ENCANTADAS
O primeiro livro a minha vida foi chamava-se “Fábulas Encantadas”. Este é, na verdade, o primeiro livro que tenho lembrança. Era um livro que eu gostava muito e sempre pedia para os meus pais lerem pra mim.
Um belo dia – eu tinha uns quatro anos – resolvi pedir para minha mãe ler mais uma vez uma estória dele, quando ela falou, já impaciente de ler tantas vezes a mesma coisa:
– Leia você !
– Mãe eu não sei ler.
– Você quer aprender?
– Quero!
Pronto! Estava selado o meu destino de leitora precoce.
A partir daí ela contratou uma professora particular para me ensinar a ler. Aprendi muito rápido, talvez motivada pelo interesse em ler as minhas histórias do livrão. O fato da minha alfabetização chegar na minha vida através de uma demanda minha com certeza contribuiu muito pra que eu tivesse uma relação boa com a leitura desde pequenininha. Fica a a dica para os pais dos pequeninos. 😉
OS TRABALHADORES DO MAR
Esse livro entrou bem depois na minha história, na verdade no primeiro dia das mães que eu tive como mãe! Naquele período eu tinha passado alguns anos da minha vida preocupada com outras coisas e estava lendo bem pouco.
Então neste dia das mães um amiga me deu “Os trabalhadores do mar” de presente e disse que era para eu ler quando os meus gêmeos estivessem dormindo… 😛
Acabei aceitando a sugestão e comecei a me envolver com o livro. A partir dessa leitura, aquele furor pela leitura que eu tinha desde pequena voltou com força. Comecei a frequentar bibliotecas novamente só então pude me espantar com o que tinha acontecido: como eu tinha ficado tanto tempo sem ler?
DIGITAL FORTRESS (FORTALEZA DIGITAL)
Eu sei, a presença deste livro aqui surpreende muita gente. Coloquei essa capa em inglês propositalmente, pois esse não foi um livro eu não li no sentido normal do termo. Eu estudei o “Digital Fortress” de capa a capa!
Este foi o primeiro livro em inglês que eu li inteirinho. Eu não estava lendo só por ler, estava lendo para aumentar o meu o vocabulário. Por isso, usei alguns critérios na escolha. Primeiro, eu tinha acesso ao audiolivro e ao livro escrito. Como eu queria ganhar fluência de verdade, na escrita e na fala, isto era fundamental.
O segundo critério é que a minha formação é em Ciência da Computação, e este livro ia me fazer aprender o vocabulário da área, mas também com toques de informalidade.
Funcionou: no final do livro eu me sentia diferente, houve realmente uma mudança palpável na minha compreensão do inglês, tanto falado quanto escrito.
INNER WORK – A CHAVE DO REINO INTERIOR
Esse livro tem uma história bem interessante! Eu cheguei a ele por acaso. Alguns anos antes, uma coleção do mesmo autor (Robert Johnson) tinha ficado muito famosa e se tornado “bestseller”: os livros se chamavam “She”, “He” e “We” e tratavam dos elementos da psicologia feminina, masculina e do casal, do ponto de vista da psicologia jungiana.
A trilogia virou uma febre e eu fui comprando aos poucos eles em sebos. Só que o primeiro que eu achei não foi nenhum dos três, mas o Inner Work, que o atendente do sebo me ofereceu no lugar dos outros, que não tinha. Eu abri para dar uma olhadinha e logo nas primeiras páginas o livro me pegou!
Comprei logo, e chegando em casa deitei na cama e comecei a ler. Acredite se quiser, eu só sai daquela cama quando virei a última página!
Esse livro me ajudou muito, porque um monte de coisas que aconteciam na minha cabeça e eu não entendia começaram a ficar claras pra mim. Foi realmente uma mudança de vida, de como enxergava as pessoas e como enxergava a mim mesma.
* * *
Agora é a sua vez, deixe um comentário falando sobre quais livros mudaram sua vida. Estou super-curiosa para saber!
Até a próxima!
Link permanente
O livro que mais marcou a minha vida foi e é “Pollyanna”( o primeiro, dela criança ). Esse livro me deixou enraizado essa grande lição de vida que até hoje ninguém me ensinou ao vivo e a cores,e de forma tão esplêndida. Esse chegou até mim em 1987, e é meu filho único de mãe solteira: o único que não dou e nem empresto!
Link permanente
Muito interessante sua narrativa. Muito bom!
Link permanente
Boa tarde Ana.
Anualmente estipulo uma meta de leitura. Esse ano minha meta é de 24 livros. Estou tentando instalar uma biblioteca para as crianças no condomínio onde moro. Quero incetiva-las. Faremos uma campanha de doação de livros para instalar a biblioteca. Por um tempo, fiquei afastada da leitura. Mas aos poucos estou retornado ao hábito. Acho seus relatos esclarecedores e incentivadores. Acredito que a educação é a base da formação de caráter, dignidade e independência. A leitura constrói. Obrigada pelas informações.
Link permanente
Bonito o seu relato, Letícia!
A sua ideia de criação de uma biblioteca no seu condomínio é excelente.
Abraço, Marcelo.
Link permanente
Boa tarde,eu acho um absurdo essa pesquisa, desde que comecei a minha faculdade foram 4 livros em dois meses, só para a faculdade, fora os que eu leio por lazer. Falta um grande incentivo não só pela parte da escola, mas também dos pais, eles preferem dar um celular de luxo para uma criança do que gastar em média R$30,00 num bom livro, se o problema for dinheiro existe Gibis que em média sai por R$7,50, meus pais sempre me incentivaram, principalmente minha mãe, na minha vida escolar uma única vez uma professora pediu para a gente escolher um livro, ler e fazer fichamento. É triste a realidade do nosso país.
Link permanente
Pâmela, obrigado pelos seus comentários sobre o incentivo a leitura aqui no nosso canal.
Abraço, Marcelo.
Gerente de relacionamento.
Link permanente
Boa noite!!!
São muitos bons mesmo, ainda vou ler-los.
Ana um livro que achei muito interessante também é o Poder sem limites, você tem um resenha deste livro ou um mapa-mental dele????
Pois é um livro que trás muito conhecimento para mudanças positivas em nossas vidas.
Seria ótimo sua contribuição!
Abs!!
Link permanente
Carlos, obrigado pela sugestão.
Vou levar até a Ana.
Abraço, Marcelo.
Gerente de relacionamento.
Link permanente
O livro que mudou minta vida é ” o seu dinheiro ” todos deveriam ler…
Link permanente
O velho e o mar. Entendi porque minha mãe sempre me chamava de teimosa.
Link permanente
Olá Anã
Gostei muito de conhecer essas variadas circunstancias que te levou de volta ao seu universo literario
Confesso que nunca li muito, somente o necessário.
Espero mudar isto e voce nos incentiva muito
Grande abraço
Andrea Nunes
Link permanente
Boa noite Ana!
Adorei a dica de estudar com livro de literatura em inglês.Quero estudar inglês mas fico desanimada. Vc me inspirou com essa ideia. Vou tentar.
Obrigada.
Link permanente
Olá Ana , boa noite que bom ouvir você , interessante sua experiência ,alguns livros também marcaram minha vida,o primeiro foi um livro bíblico no novo testamento , que como você relatou que causou mudança na sua vida ,esse também descortinou meu entendimento .Foi o Livro de Atos dos apóstolos .Fiquei maravilhada com aquela história .
Outro que também me deixou apaixonada foi o velho e omar de Ernest Hamimgway, sugiro que leiam .Parabéns por seu depoimento , ele certamente trará um despertamento a que ouví lo .
Um grande abraço !
Cida Santana Gomes
Link permanente
o velho e o mar é excelente mesmo!
Link permanente
Olá Ana !!!,
Gostei muito de seu relato sobre os livros que vc leu, eu também gosto muito de ler, mas ultimamente estou numa correia que as vezes só leio as coisas pela metade, no ano passado ganhei um livro do meu professor: As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Estou na metade, mas gostei muito do conteúdo. Além do mais ele indicou mais uns dois que foi: Olhos de Tigres, Domine o Mercado, não sei o autor. Leio também revistas da comunidade e vários outros livros. Mais já li como você. Hoje não leio tanto assim. Pretendo terminar esse primeiro. Gostou muito dos conteúdo que vc compartilhar conosco, me ajuda muito no meu dia a dia.. Obrigado e continue fazendo isso..
Link permanente
Olá Ana.
Minha história com a leitura é de amor e paixão, antes da 1a vista até. E u já gostava dos livros antes de saber ler. Minha mãe me contou que eu, ainda bem pequena, pegava alguns gibis, os colocava embaixo do braço e os levava para todo lugar. Quando parava em algum ponto, eu me sentava, cruzava as perninhas e me colocava a folhear e “ler” os gibis com toda atenção. Eu não gostava que lessem para mim e eu dizia para minha mãe que queria ler sozinha, então ela comprou uma cartilha Caminho Suave e começou a me ensinar em casa antes de eu entrar para a escola. Comecei na escola direto na 1a série, não fiz jardim da infância nem nada parecido. Tinha 6,5 anos de idade e já fora semi-alfabetizada pela minha querida e saudosa mãezinha. Por isso posso dizer que o 1º livro marcante de minha vida não foi propriamente um livro, mas a cartilha Caminho Suave.
Depois passei a ler toda a coleção dos Irmãos Green que tinha em minha casa. Levei boa parte de minha infância para terminar os 12 volumes em edição esmerada. Ainda hoje os tenho, mais de 40 anos depois.
Outra leitura marcante, ainda na infância, foi ler toda a coleção de Monteiro Lobato para crianças.
Li muitos livros para jovens na adolescência e, dentre vários livros de José Mauro de Vasconcelos que li, um que muito me marcou foi “Vamos Aquecer o Sol”.
Mais tarde outro livro que deixou marcas para sempre em mim foi “O pequeno mundo” de Hermann Hesse.
Meu ritmo de leitura diminuiu bastante nos últimos tempos, ainda há muito o que ler. Vou fazer como vc fez e retomar esse bom, velho e prazeroso hábito.
Abçs
Link permanente
Nossa, eu tb aprendi na CAminho Suave! Muito legal o seu relato, e torço p q vc retome mesmo suas leituras!
Link permanente
Ana, excelente aula.
Também gostaria agradecer por uma dica, eu comprei um kindle e passei a ler o dobro de livros que eu lia, além do que, estou economizando uma fortuna com as promoções de livros estrangeiros e nacionais. Uma pena que demorei muito para acreditar que valia a pena comprar um kindle rs…..
Ana, gostaria que vc publicasse os melhores livros de aprendizagem que vc já leu e te inspiram nas suas aulas.
Parabéns pelo seu trabalho, sou seu fan incondicional .
Link permanente
Oi, Fabrício,
O kindle é uma maravilha, né? Tb ammmmooooo! 😀
Estou para começar a publicar justamente algumas dicas de livros que estou lendo, pode esperar.
Link permanente
Olá, gostei da postagem. Gostaria de saber onde encontrou o livro do Dan Brown em Inglês e com o áudio?
Gostaria de repetir sua experiência.
Link permanente
Na Amazon e na audible se não me engano, Luanda. Depois volte para contar o que achou!!
Link permanente
Olá, Ana. O livro do Dan Brown (Digital Fortress) você encontrou na Amazon do Brasil? Pergunto porque não consigo encontrá-lo por lá, só no site em inglês. O livro é texto e áudio num só produto? Obrigado pelas valiosas dicas. Abraço.
Link permanente
Luciano, não encontrei na Amazon não.
Comprei separado.
Abraços.
Link permanente
Olá Ana !
Adorei seu relato sobre os livros, pena que o mesmo não acontece comigo, eu leio pouco livros, sempre começo a ler até a metade e depois me desinteresso, e já parto para outro, e mesma coisa, a exemplo disso é um box que ganhei do meu irmão no meu aniversário em julho deste ano, Game of Thrones do autor George R. R. Martin, que eu tanto queria, assisti a série inteira, e consegui ler o livro um até quase o fim mais não terminei, e fui para o segundo li até a pagina 120, nem a metade, dai parei voltei para a leitura de livros de história do meu curso, comecei a ler O Abolicionismo de Joaquim Nabuco, e estou parado nele na metade do começo, quase indo para outro livro que estou curioso pois acabei de comprar que é sobre a Inquisição. não sei como cria r este hábito de ler e terminar o livro por inteiro, não que eu não goste de ler gosto muito, diferente de artigos que leio rápido e em bastante quantidade.