Quatro níveis de aprendizagem

Você sabia que as perguntas que você se faz enquanto está estudando, definem qual o nível você está aprendendo?

Sem mudança de comportamento, a aprendizagem não é original nem duradoura.

Você sabe o por quê? Vou te explicar.

Temos 3 fases de aprendizagem: aquisição, retenção e aplicação. O grande fraco do sistema educacional hoje em dia é deixar de lado a fase da aplicação, consequentemente deixando nossa aprendizagem com maus hábitos. Com isso, acabamos não completando o ciclo de aprendizagem, e ela fica deficiente.

 

Os níveis de aprendizagem

Níveis

Nível ZERO

O tipo de aprendiz que a maioria das escolas produzem, e que a maioria das pessoas acreditam que seja o único possível. Normalmente, essa pessoa não pergunta, só absorve os fatos e os aplica em provas, ou seja, o famoso “decoreba”. Esse tipo de pessoa não processa, somente absorve a informação.

Nível UM

É o aprendiz pragmático, aquele que tenta entender o motivo da informação ser importante. Um dos perigos desse aprendiz, é que o “porquê” funciona como um gatilho psicológico para o cérebro, e o coloca mais  disposto a aceitar o que nem sempre está bem justificado. Esse tipo de aprendiz consegue aprender um pouco mais, pois associa o aprendizado com a motivação gerada pelo porquê.

Nível DOIS

Esse é aquele aprendiz que sempre se pergunta no final do aprendizado: “O que eu aprendi”. Mais ainda, esse “o que eu aprendi” geralmente é automaticamente traduzido em “como essas coisas novas que aprendi vão mudar o meu comportamento?”.

O principal mecanismo de memorização desse aprendiz é a associação, por isso a pessoa que está neste grau de aprendizagem, usa experiência dos aprendizados anteriores para aplicar e criar novas associações e novos aprendizados.

Nível TRÊS

É o META APRENDIZ, pois além de aprender a informação, o aprendiz vai se perguntar em como a sessão de estudos, vai mudar a maneira dele aprender. Ou seja, ele procura sempre descobrir novas maneiras de aprender um assunto, com base nas suas experiências de aprendizagem.

Como se tornar um aprendiz de alto nível?

Uma maneira de acelerar os avanços na sua maneira de aprender é estudar novas técnicas de aprendizagem.

A partir daí, você analisar como você aprende melhor frente a cada técnica. Isso é importante, pois essas técnicas são baseadas em aplicações em várias pessoas. Assim, os resultados são estatísticos, logo, para um grupo de pessoas funciona, para outro nem tanto. Deste modo, ao aprender uma nova técnica, você precisa observar como ela funciona melhor para você.

Depois dessa leitura e de assistir o vídeo, te faço as seguintes perguntas:

1)    Em qual nível de aprendizado você acha que está?

2)    Para subir mais um nível em relação ao que você classificou, qual dificuldade você encontra?

Comente lá embaixo e vamos discutir tudo isso e um pouco mais!

 

 

 

 

30 Comentários


  1. Olá Ana bom dia.
    Meu nome é Maisa Delamare, estou no nível 0 tentando ir para o dois! Está muito difícil ir para o 2 porque perco o interesse pela a leitura! Mas vou insistir pois na adolescência eu adorava ler e lia muito e entendia ,discutia o assunto com os amigos.

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    1. Opa, Maísa. Insista sim. Veja que assuntos mais te agradam e encontre livros sobre eles. Vai valer a pena!

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  2. Ola Ana, boa tarde
    Penso estar no nível 2.
    Meu maior problema é que esqueço muito rapidamente as matérias, não consigo assimila-las.
    Durante a explicação ficou atenta às matérias mas no fim da aula se professor disser para fazer um resumo bloqueio.

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    1. Vc precisa procurar entender melhor como funciona a sua memória, Adélia. E aprender algumas técnicas que ajudam a não esquecer. Fazer anotações em forma de palavras chave ou mapas mentais durante a aula ajudam muito.

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  3. O tempo está cada vez mais curto. Tenho 47 anos este ano completo 48. Gosto de estudar mas aplicar o que aprendi torna-se muito difícil. Lembra daquela música: “a vida devia ser melhor e será”. Não tenho trabalho mas estudar tornou-se meu trabalho. Meu maior desejo é ter cultura e sabedoria. Seja com diploma ou não.
    A internet tem tornado minha vida mais rica justamente por causa dos cursos “on-line”. Viver as vezes é difícil mas nada de tirar o prazer de viver. Aprender como eu aprendo é a grande “sacada”. Gostar de si seja do jeito que você for. Não importa o que os outros digam. Desejo me tornar um livre pensador. Pensar mas não só isso. Tornar substancial o que tanto li e nunca coloquei em prática. Tantos programas bons tem que ter algum resultado disso. Este é o meu dilema.

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  4. Oi Xará, tudo bem? 🙂
    Então, acredito que me encontro em uma fase de transição entre o nível 1 e o 2, mas já dei umas passadinhas no nível 3, se é que isso é possível rs

    Eu perguntava MUITO “Por quê” na fisioterapia, na preparação para o vestibular também, isso me desgastava tanto… Mas até que via com bons olhos, porque quero muito aprender Filosofia um dia na minha vida e acho que meus “porquês” têm essa causa, não tanto como decoreba, mas mais pelo fato de eu sempre sentir necessidade de saber sobre a base de certas coisas.

    Enfim, meu maior problema, como sempre, é que eu fico tão animada que quero logo repassar as informações que aprendi, não me fazendo as perguntas do nível 2, por exemplo. Acho aquilo bom e quero repassar, sem refletir realmente. Já tinha notado essa falha em mim…

    Vou me habituar a fazer tais perguntas, quero chegar no nível 3 e acredito estar caminhando bem para ele, percebo e sinto isso, a vida está mais leve e esse feedback está muito gostoso!

    Mais uma vez Ana, muito obrigada!

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    1. Mais importante que o nível, é essa imensa vontade de melhorar que vc já mostrou que tem, Ana. 🙂

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    1. Jeferson, a mudança entre estes 2 níveis ocorrerá diante da sua atitude/motivação em procurar/buscar outras técnicas de aprendizagem, por exemplo.
      Cito uma….mapas mentais como uma outra possibilidade de estudo de conteúdos.
      Se vc assim preferir e desejar conhecer um pouco segue alguns links sobre mapas mentais do nosso site:
      http://www.maisaprendizagem.com.br/mapas-mentais-iniciante/
      http://www.maisaprendizagem.com.br/porque-fazer-mapas-mentais/
      http://www.maisaprendizagem.com.br/como-fazer-mapas-mentais/
      Bons estudos!!
      Abraços, Marcelo.

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  5. Boa tarde !! Ana comecei assistir seus vídeos hoje .Meu nível de aprendizado 0 pois tenho muita
    dificuldade ,questionar de responder fóruns . Não consigo armazenar as informações .leio e releio
    e não assimilo .Estou cursando o primeiro período em historia a distancia ,estou gostando mais por não assimilar estou me sentido incapaz .
    Obrigado, por passar estar técnica .

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    1. Tânia a partir da identificação e o reconhecimento do seu nível de aprendizagem vc pode se permitir dizer: bom, o meu nível é este, portanto como não estou satisfeita com o mesmo vou mudar a minha forma de estudar a partir de hoje…
      Vou pensar/procurar outras formas de reter o que leio – vc pode dizer isso para vc…
      Pensando agora em formas de estudo que vc poderia buscar…
      Aqui mesmo no blog existem materiais sobre mapas mentais…poderia ser uma possibilidade…
      Segue os links:
      http://www.maisaprendizagem.com.br/mapas-mentais-iniciante/
      http://www.maisaprendizagem.com.br/porque-fazer-mapas-mentais/
      http://www.maisaprendizagem.com.br/como-fazer-mapas-mentais/
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  6. Olá Ana! Estou assistindo todos os seus vídeos e estou adorando. O meu nível de aprendizagem infelizmente é o nível 0, eu até penso em questionar alguma informação passada por professores e/ou tutores, mas sou como boa parte das pessoas, eu não tenho coragem de perguntar porque eu tenho medo da minha pergunta ou questionamento não ser relevante. Eu acredito que essa dificuldade não seja somente minha, mas também de muitas pessoas. Beijos e parabéns pelo blog.

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    1. Juliana, vc falando e eu lembrando…pois sempre ouço de várias pessoas essa dificuldade…
      Eu mesmo já me deparei várias vezes com ela…não é fácil não…
      A palavra que vc cita coragem nos faz falta nestes momentos, né!
      Uma coisa que vejo que aconteceu comigo….depois que foi aumentando minhas leituras observei que a coragem para expor um ponto de vista assim em público foi aumentando também…
      Pense nesta possibilidade, ok!!
      Abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento.

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  7. Acredito que estou no nível 2 (confesso: eventualmente no nível 1….) Esse tipo de abordagem exige que o estudante monitore seu estado mental e emocional. Demanda autoconhecimento para aplicar técnicas que maximizem o aprendizado.
    Estou tentando….
    []’s

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    1. Marcos, a grande questão você mesmo já coloca que é, em suas palavras, “estou tentando….”
      Desta forma, você faz brotar em si a mudança, a possibilidade de deixar a aprendizagem acontecer a partir do entendimento dos 4 níveis de aprendizagem conforme sugerido no post.
      Abraço,
      Ana.

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  8. Ana,

    Eu acho que estou no Nível 3, pois leito muito sobre técnicas de aprendizado e sempre quando faço uma leitura/estudo eu anoto os insights que aquilo que trouxe para aplicar no meu comportamento.

    Como faço para ir ao próximo nível?

    Já há vídeos exemplificando os níveis de aprendizado, conforme você citou que talvez os faria para ficar mais claro para a gente?

    Gratidão!

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    1. Mathias, poderia explicar com mais detalhes a sua questão de ir ao próximo nível?
      Quanto a outra questão….ainda não tenho uma data para fazer a divulgação…aguarde.
      Abraço,
      Ana.

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    1. Marluce, a ideia de sempre buscar melhorar é algo simplesmente extraordinário…continue assim…
      Abraços.

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  9. bom dia Ana Lopes,

    Ouvi falar há algum tempo sobre educação transformadora, que remete à frase do Eban Pagan, e tive muito sucesso a partir da aplicação dessa idéia. A sua abordagem dos níveis de aprendizagem foi muito interessante.

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  10. Ana, após esta vídeo-aula, cheguei a conclusão que oscilo entre os níveis 1 e 2. Quando não encontro motivação suficiente para uma matéria fico no nível 1, mas se estou interessada quero saber o máximo procuro várias fontes e já começo a colocar em prática e até ensinar outras pessoas. Ainda não descobri como despertar ‘alegria’ em estudar determinadas matérias mesmo que sejam necessárias. Isso atrapalha muitíssimo meu desenvolvimento, é como se tivesse que andar presa a uma correte com uma bola de ferro. Ou seja devagar quase parando. Você tem alguma sugestão para resolver isso??? Obrigada e um grande abraço.

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  11. Oi, Ana! Eu creio que estou no nível 2. A maior dificuldade que vejo para ir para o nível 3 é a resistência em mudar de técnicas de estudo, estou sempre com o pé atrás se uma nova técnica irá mesmo funcionar e se não estou perdendo meu tempo.

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  12. Oi Ana.
    Seria muito legal se tivesse o mapa mental completo, que foi utilizado no vídeo, para baixar em pdf 😉

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