MA #32 – Método SQ3R – Que bicho é esse? – parte 2/3

Nesta vídeo-aula, é possível ver uma demonstração prática de uso do método SQ3R, que foi explicado em uma vídeo-aula anterior: Método SQ3R – parte 1.
Não esqueça de comentar!

Sem tempo de assistir? Leia a transcrição!

Olá tudo bem!

Aqui é Ana do Mais Aprendizagem e hoje nós vamos ter uma vídeo-aula um pouco diferente. Na verdade é a continuação da vídeo-aula da semana anterior.

Essa vídeo-aula é sobre a técnica SQ3R. Então só para lembrar o SQ3R é um acrônimo que ilustra as cinco etapas de uma técnica de estudo muito usada nas universidades americanas para estudar textos didáticos.

Então a primeira etapa é você dar uma varrida por cima, sobrevoar o texto, lendo os títulos, subtítulos, olhando as legendas, os gráficos e eventualmente lendo um bloco de texto ou outro. A ideia aqui é somente despertar a sua curiosidade.

Na segunda etapa você vai realmente focar naquilo que você quer descobrir no texto. Então você vai partir para a etapa de questionar. Assim você vai questionar o que aquele título ou subtítulo está sugerindo para você.

Só depois é que você vai fazer uma releitura do texto de maneira mais completa e de preferência bem ativa. Nesta etapa você pode ir marcando palavras-chave de coisas que podem te ajudar depois na próxima etapa.

Então a próxima etapa é a etapa da reprodução. Como eu disse na aula passada eu sou fã de reproduzir em mapas mentais. Você também pode reproduzir oralmente, pode fazer um resumo.

Você pode escolher outra técnica para reproduzir. Como eu gosto de mapas mentais então irei reproduzir através de mapas mentais.

E finalmente vem a parte da revisão. Depois que você passa por tudo isso é bom você dar um tempo e em seguida revisar. Esta revisão, na minha opinião, não pode ser uma vez só. Neste caso é recomendável que a revisão aconteça várias vezes. Isso a gente vai discutir mais para frente.

Bom, então vamos ver a aplicação do SQ3R na prática. Para fazer isso eu escolhi este livreto aqui que é da biblioteca mente cérebro sobre criatividade. É a primeira vez que estudou abrindo o livro.

Neste primeiro momento eu dou uma olhada nos autores dos artigos. Pontuo alguma coisa que me chama atenção e resolvo trabalhar com o primeiro artigo.

Antes disso eu dou uma lidinha no prefácio. Aqui você pode notar que eu já estou fazendo uma espécie de pesquisa não do artigo específico que vou trabalhar. A ideia aqui é facilitar o estudo do artigo que eu escolhi para estudar.

Então a forma de leitura é essa, você vai passando e vai sublinhando. Agora sim eu começo a ler o artigo. Então você vê que eu só leio os textos destacados. Algumas caixas que tenham algum texto diferenciado.

Aqui a leitura é rápida. Assim nesta leitura rápida eu vou sublinhando algumas palavras-chave que me chame atenção. Aqui não tem muito capricho e nem muita pena do livro, pois você perde muito tempo.

Aqui tenho mais uma legenda e mais um texto destacado que eu vou ler. Observem que este vídeo está acelerado, eu não leio tão rápido assim, bem que gostaria. Aparece um título e mais um trechinho de texto.

O segredo aqui é sempre ler ativamente, ou seja, eu vou pensando no que estou lendo e no que vale a pena sublinhar. Este texto parece que tem mais coisa para sublinhar pelo menos no início. Aqui aparece mais uma caixinha de texto destacado.

Vou continuando assim lendo rápido, rabiscando mesmo. E ai acabou o artigo. Assim acabou a fase do sobrevou.

Em seguida ao sobrevou vem à fase do questionamento. A ideia aqui é você rever o que você se acabou de ler no sobrevoo e dar uma olhada em que tipo de questão vem na sua cabeça.

Vou passando e olhando. Por exemplo, nesta página aqui as coisas que eu poderia fazer na minha vida para ser mais inovativa, ter mais sucesso nesta questão da criatividade. Então estou aqui pesquisando opções. Aí fiquei curiosa em saber: Por que as pessoas ativas vivem melhor?

Então eu queria entender as razões das possíveis perguntas. Ele fala da importância da informação. Desafios para o cérebro. Aqui fiquei curiosa em saber quais tipos de desafios é mais interessante para você desenvolver a criatividade.

Este bloco de texto está diferenciando que tipos de desafios que você pode enfrentar. Ele também fala dos perigos do brainstorming como uma ferramenta de criatividade.

Aqui ele chama atenção para algumas coisas bem interessante que tem haver com as relações sociais que se estabelecem dentro de um brainstorming. São coisas que me chama atenção e já me prepara para passar para uma leitura mais profunda.

Eu não vou mostrar aqui toda a gravação da leitura profunda que fiz porque vai ficar muito longa e é uma repetição do que eu já fiz na parte do sobrevoo.

É uma leitura ativa que você vai lendo com certa velocidade, pois você não tem todo tempo do mundo. Aqui você vai sublinhando palavras-chave que serão importantes para a próxima etapa.

A próxima etapa é a etapa da reprodução. Então agora eu vou mostrar aqui rapidinho o início da confecção do mapa mental a partir daquilo que eu li. Então o que eu tenho aqui é aquele livreto aberto para mim com tudo que eu já tinha sublinhado.

Aqui eu vou passando e organizando a informação no mapa mental. Então para construir os ramos principais eu vou olhando o sobrevoo que eu fiz e de repente já começo a detalhar.

Esta forma de reprodução é importante por que força a você raciocinar sobre o que você leu para estruturar a informação. Enfim eu não vou mostrar aqui toda a construção do mapa. Porém, vou mostrar agora no seu formato final.

Então aqui está o mapa que resultou da leitura daquele texto. Observe que interessante que eu resumi o livro inteiro em uma folha. É um mapa denso de informação.

Observe também que o mapa possui poucos desenhos porque era mais para mostrar um exemplo mesmo de como que era a parte da reprodução. Na hora de revisar eu vou revisar somente o que estiver neste mapa.

Este procedimento facilita muito a minha revisão porque eu extrair o que era mais importante para mim do texto. Eu posso fazer várias revisões, uma revisão de um mapa deste leva 10 minutos se você entendeu direitinho o que você estava fazendo.

Então esse é na prática um método SQ3R. Eu vou encerrar por aqui porque já está um pouquinho longo. O que eu quero fazer na próxima vídeo-aula é voltar para a pergunta que motivou mostrar este método para você. A ideia é responder a pergunta: Este método funciona?

Enquanto isso, eu gostaria muito que você colocasse o seu comentário lá embaixo do vídeo de preferência lá no blog http://www.maisaprendizagem.com.br para que a gente possa ver ai como isto está funcionando para você.

Você aplicou? Funciona ou não? Por que não funciona? Então, enquanto eu não dou a minha opinião sobre o funcionamento ou não deste método eu espero a opinião de vocês.

Agora é preciso que seja uma opinião fundamentada. É preciso aplicar o método, pelo menos uma vez, para sentir como ele funciona para você.

Então eu fico esperando os comentários e até a próxima.

Tchau!!

37 Comentários


  1. Olá Ana ! Bom dia ! Eu gostei muito do vídeo ! Eu apliquei há um tempo este método . De início eu demorava muito estudando, porque eu perdia muito tempo em algumas etapas. A etapa da questão, eu não fazia perguntas somente na minha cabeça, mas sim também escrevia no caderno as perguntas que surgiam e depois na etapa da revisão eu respondia essas perguntas no caderno mesmo. Eu não usava mapas mentas( até porque eu não conhecia este método, só foi descobrir recentemente), eu usava parafraseamento. Mas agora vejo que posso usar mapas mentais também.
    Estou com uma dúvida: Estou querendo usar mapas mentais neste método SQ3R também. Vi no vídeo que parece que você não usou folha de formato A4 para fazer o mapa mental(posso está enganado). Gostei do formato desta folha que vi no vídeo, pois eu analisei que tem bastante espaço para fazer o mapa mental. Que formato de folha é essa que você usou no vídeo para fazer o mapa mental ? O formato é A3 ou A1 ?
    Obrigado por ler a mensagem !

    Responder

    1. Olá, Erick. Que bom que você gostou da técnica e melhorou os seus estudos. A folha usada no vídeo é A4 sim, mas você pode usar de outros tamanhos se preferir.

      Responder

  2. Olá Ana,
    Gostaria de parabenizar pelo trabalho e esclarecer algumas dúvidas.
    Com seus vídeos consegui aprender o que é SQ3R, achei muito interessante, porém, estou com uma dúvida: Como eu aplico o método em um livro técnico grande ?, estou estudando um assunto e acabei de adquirir um livro (referência no assunto) de aproximadamente 600 páginas. Eu divido o livro e vou aplicando o método em cada capítulo ?

    Atenciosamente Diego.

    Responder

    1. Oi, Diego,
      é exatamente isso, vc deve trabalhar o SQ3R em cada capítulo. Se os capítulos forem muito grandes, vc pode subdividir ainda mais.
      Abraço e bons estudos!

      Responder

  3. Estou assistindo a série de vídeos sobre o SQ3R e me veio a dúvida, com relação ao 2º vídeo: Passar o mapa mental para um software (eu tenho o EasyMap), que vai dar uma arrumadinha nele, ajudaria no entendimento do conteúdo do mapa mental? Essa pergunta vale para outros mapas mentais elaborados a mão. Grato pela resposta.

    Responder

    1. Oi, Paulo,
      se o seu objetivo é aprender, o software vai tornar o processo muito lento e pode desmotivar você. Os dois aspectos mais importantes do mapa mental são o PROCESSO de construção (por isso não recomendo usar mapas prontos) e também o registro das informações que você precisa memorizar. Só vale a pena refazer o mapa se for para reestruturar e melhorar a compreensão do tema, mesmo assim sugiro que esta nova versão seja feita a mão.

      Responder

  4. Amei o vídeo demonstrando o método. Vou aplicar e ver se funciona pra mim! Muito obrigada!

    Responder

    1. Aplique mesmo e observe!!
      Não se esqueça: é preciso aplicar o método, pelo menos uma vez, para sentir como ele funciona para você.
      Ficaremos aguardando os seus comentários.
      Até logo, abs.
      Marcelo.

      Responder

  5. Ana.
    Primeiro Feliz Ano Novo, que tudo se realize…
    Agora, quero tecer comentário sobre o método.
    Eu pratico, funciona. Você consegue rapidamente formar uma compreensão sobre o tema. Porém, devemos ter muito cuidado com a organização do estudo. Por exemplo, no início da minha aprendizagem sobre meu foco, fazia mapas mentais sobre um texto, após marca-lo nos pontos que julgava relevantes. Quando ia ler outro texto sobre o assunto, fazia novo mapa mental, e o assunto foi ficando espalhado e não favoreceu a aprendizagem espaçada. O espalhamento das diversas fontes, criou um acúmulo de notas, de mapas, enfim, ficou difícil digerir para o processo de retenção e aplicação. Ficava na Aquisição e ia fazendo mapas… E a retenção poderia considerar a repetição da leitura do assunto em outro texto…no final me sentia insegura sobre meu conhecimento para aplica-lo.
    Agora tenho que organizar isso. É uma forma de revisão, mas não fui eficiente no uso do tempo do estudo, tendo métodos de rapidez efetiva.

    Responder

    1. Opa, Célia. Feliz 2015 para vc também. 🙂
      Vc tem toda razão, se ficar só na aquisição a pessoa acaba muito insegura. Isso porque a aprendizagem está incompleta.
      Idealmente, a retenção tem um calendário de repetições espaçadas, e é feita com os mapas mentais,
      não relendo os textos. Caso contrário, acaba sendo muito lento mesmo. E nem é tão eficaz.
      Outra coisa que agiliza muito é usar algum método específico de memorização junto com os mapas. 😉
      Abraço,
      Ana

      Responder

  6. Ana,

    O método sq3r pode ser aplicado no caso de uma palestra ? Ou existe um outro método mais pratico ?

    Responder

  7. Olá, Ana.
    Primeiro, parabéns pelo seu trabalho é simplesmente excelente. Agora, no estudo de mapas mentais, você ensina alguma ferramenta para construção da mesma, pois hoje muitos estudos que eu faço são através de e-books. Se sim, qual seria?

    Responder

  8. Boa noite Ana, que dica você tem para dar quando lemos na tela do PC livros , artigos e revistas devo imprimir o texto,caso seja isto vai ficar complexo, pois costumo abrir e comparar 3 livros além de ver vídeo aula simultaneamente.Você aconselha esta multiplicidade de fontes para formar o mapa mental mais completo ou não?.Estudo constantemente 18 matérias para concurso , como você acha que devo distribuir todo esse conteúdo no dia,na semana e no mês para melhor reter esse conteúdo vasto usando o seu método.

    Obrigado pelas vídeo aulas , espero passar no concurso público para poder fazer seu curso fechado que me parece espetacular.

    Responder

  9. Ana,

    Muito obrigado por compartilhar a técnica SQ3R, estou bem empolgado para iniciar os estudos com ela.

    Grande abraço.
    Rafael

    Responder

  10. Gostaria de aprender sobre construção e COMO USAR mapas mentais.
    O que você me indica ?

    Responder

    1. Oswaldo, já estamos começando com a divulgação para a construção de uma nova turma sobre estudo com mapas mentais. Inclusive já foi até lançado o primeiro vídeo. Você pode se inscrever para assistir o primeiro vídeo. As matrículas serão abertas só por uma semana, fique ligado!!
      O link para você ficar sabendo da data exata é o seguinte: : http://www.maisaprendizagem.com/aprenda

      Responder

  11. Estou gostando muito do mètodo tenho difilculdade de aprendizado rápido e dificuldade em consentração !mais sou esforçada e quero continuar ..muito bom muito obrigada.

    Responder

  12. Como vai Ana.
    Estou adorando as suas aulas e começo a colocar em prática os ensinamentos que tenho adquirido com elas. Só lamento ter que marcar meus livros, no inicio relutei um pouco mas é necessário para ter o aprendizado desejado.
    Obrigado.

    Responder

  13. Eu gostaria de fazer um pedido de sugestão. Eu sou Eng. de Software e normalmente minhas leituras são extramente técnicas. Preciso para e praticar no computar. Tem alguma sugestão ou dica para a aplicação destas técnicas para estes casos de leituras técnicas?

    Obrigado e parabéns pelo http://www.maisaprendizagem.com.br. Excelente!

    Responder

    1. Obrigada, Carlos. 🙂
      Não tem tanta diferença como pode parecer entre estudo técnico e não técnico. Alguma teoria tem que ser estudada em algum momento. Você pode usar seus mapas ou anotações como guias para agilizar a prática.
      O maior problema de estudar no computador é o alto poder de dispersão. O que eu sugiro é que vc tenha uma conta separada no seu sistema operacional só para estudar: sem face, skype, twitter ou qualquer outro elemento de distração.

      Responder

  14. Olá Ana, parabéns pelo conteúdo de alta qualidade! Ainda não apliquei o método, mas fiquei curioso quando assisti ao vídeo e vi que você utiliza o marcador para seguir a leitura, porque você faz isso?

    Abraço

    Responder

    1. Uso o marcador para selecionar palavras chave que depois vão me ajudar a montar um mapa mental.

      Responder

  15. Olá, Ana.

    Eu utilizo este método e complemento com a fotoleitura. Desta forma, consigo ler um batalhão de livros e revisá-los com uma agilidade absurda. Realmente funciona! Faço mapas mentais para que a revisão fique bem rápida.
    O que vc acha da fotoleitura de Paul sheele? Gostaria que vc desse uma olhada no you tube sobre photoreading Paul sheele e depois comentasse. Obrigado, Ana.

    Responder

      1. Ana, parabéns pelo excelente conteúdo! Já trabalhei a técnica de mapas mentais com meus alunos e foi bastante produtiva. Agora, vou adotar a técnica do SQ3R. Muito obrigada!

        Responder

  16. Ana você é maravilhosa… Estudo para concurso e estava um pouco perdida… Agora te encontrei e minha realidade está mudando… Adoro suas vídeos aulas… Amei o seu método de hoje e também todos os outros…
    Parabéns… Você está mudando o rumo da minha vida e tenho certeza que também está mudando a vida de tantas outras pessoas…
    Beijos…
    Fabiane

    Responder

  17. oi ana
    ja conhecia o metodo mas agora ficou mais claro com voce fazendo ele na pratica
    gostaria de saber a sua opiniao sobre pegar as palavras -chave de cada parte do mapa mental ,converte-las em palavras de iniciais ou sonoridade parecidas e criar uma historia bizarra com elas.
    Assim eu conseguiria me lembrar mais facilmente do mapa e as palavras parecidas seriam gatilhos para me lembrar das palavras do mapa
    Voce conhecia essa tecnica?
    É que eu a tenho aplicado mas tenho dificuldade quando cada ramo do mapa tem muitos detalhes e subramificaçoes

    ex: principios do dir adm
    revista superinteressante – indisponivel – lego – morre – IMPA -pub – eficiencia – rasgo -probema – autorama – continue
    supremacia do int pub – indisponibilidade – legalidade – moralidade -impessoalidade- publicidade- eficiencia – razoabilidade – proporcionalidade- autotutela – continuidade serviço pub

    em relaçao ao conteudo de cada principio eu tenho desenhos como gatilhos ,mas eles nao sao tao eficientes como a historia bizarra
    voce acha interessante aplicar essa tecnica de criar historias ?
    será que tenho que criar historias para cada principio com os desenhos?
    o meu desafio tem sido pegar um conjunto de informações e transformar numa informação unica maior da qual eu possa memoriar com mais facilidade ,ao inves de memorizar 11 principios diferentes com diversas informações.

    Responder

    1. Essa técnica da história bizarra é realmente excelente para aprendizagem memorização. Inclusive eu costumo em ensinar-la no treinamento AM3. Pode usar sem medo.

      Responder

  18. Ana, boa noite! Vi o vídeo mas não fiz a prática deliberada sugerida.
    No entanto, vendo a videoaula continuo achando a técnica um pouco “densa”… teria como simplificar, não?! Aguardo a próxima aula para esclarecer esta dúvida 😉
    Abs, Latife

    Responder

  19. Adoro esse Método de estudo! utilizo bastante essa estratégia com Alunos que acompanho com Dificuldades, Distúrbios e até quadros de Deficiência Intelectual. Sou Professora de Apoio e Atendimento à Inclusão e adoro seu blog e suas postagens.
    Parabéns pelo excelente trabalho!
    Abraço! Elaine.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *