MA #14 – Tênis, aprendizagem e autoconfiança

Quando eu era criança, minha mãe dizia que eu tinha um bichinho carpinteiro. Queria fazer de tudo. Pena que não tinha grana para tanto. Mas acho que mesmo que tivesse, não haveria horas no dia para a minha curiosidade… Bom, mas já disseram que a vida começa aos 40. Resolvi acreditar nessa máxima e encarar um desafio de aprendizagem um tanto inusitado… Confira!

Sem tempo de assistir? Leia a transcrição!

Olá tudo bem?

Aqui é Ana.

Hoje eu quero fazer uma vídeo-aula com um título um pouquinho provocativo.

Nem só de livros vive o cérebro.

Este título foi inspirado por uma experiência que estou vivendo alguns dias.

Através desta experiência eu comecei a fazer algumas reflexões sobre a aprendizagem que pensei ser interessante passar para você.

Então, vamos descobrir que reflexões são essas depois da vinheta.

Duas semanas atrás, eu me propus a enfrentar um desafio de aprendizagem. Esse desafio era aprender a jogar tênis do zero.

Quando digo do zero é que nunca tinha posto a mão em uma raquete. Tinha uma vaga ideia das técnicas e ainda não continuo não conhecendo até porque eu só fiz três aulas até agora.  Todavia estas três aulas já me ensinaram um bocado de coisas.

Eu estou sempre prestando atenção como o processo de aprendizagem acontece tanto comigo quanto com as outras pessoas.

Agora vamos falar dos motivos que me levaram a resolver a fazer tênis.

Bom, eu estou com um problema de sobrepeso já alguns anos porque eu tive uma série de problemas de saúde.

Estes problemas de saúde acabaram gerando este sobrepeso.  Eu estava muito tempo sem uma atividade física. Agora eu queria que esta atividade física fosse uma novidade.

Também era importante que fosse uma coisa lúdica, porque estava sem paciência de ficar em uma academia de musculação fazendo aqueles movimentos repetitivos.

O jogo é uma coisa lúdica. O que me chamou atenção para este aspecto lúdico foram alguns comentários de alguns alunos do treinamento AM3 que é um treinamento que dou para algumas turmas fechadas.

Este treinamento envolve a confecção de mapas mentais de uma forma otimizada para a aprendizagem e lá eu ensino a usar desenhos para melhorar a aprendizagem e a retenção.

Quando as pessoas chegam na parte do desenho e enfrentam este desafio de desenhar, elas acabam se divertindo muito.

Este exemplo foi mais para ilustrar, pois os motivos que me levaram a fazer tênis foram por  questões de saúde mesmo.

Tem uma questão também que é a importância da atividade física para o cérebro.

Na realidade a minha vontade pelo tênis, em parte veio de uma amiga que já estava fazendo e assim fiquei motivada para fazê-lo.

Então, vamos lá.

O que eu aprendi até agora nestas três aulas.

Primeira coisa:

-Como é bom ter um professor que saiba ensinar?

Como a gente pode pensar isso. Quem me acompanha a mais tempo sabe que eu advogo a ideia que a gente não pode ficar dependendo de um professor para aprender.

Um professor que saiba ensinar bem é raro no mercado.

No caso aqui encontrei um professor que ensina muito bem. O professor foi conduzindo sem pressão as atividades. Uma coisa que observei é que ele ia sugerindo atividades de acordo com o meu ritmo.

Então ele ia passando exercícios e a partir disso ia observando como eu ia saindo.  Ele ia aumentando o grau de dificuldade de cada exercício proposto.

O professor também ia mudando os exercícios caso precisasse.  Observe que esta situação é uma situação ideal de aprendizagem. No caso relatado é bom frisar que não se tratava de uma aula particular.

Outra coisa que quero discutir aqui é de onde eu tirei vontade de ir participar de aulas de tênis a esta altura da minha vida.

Isso é muito importante, porque às vezes as pessoas chegam aos 30/40 anos e acham que não tem mais jeito para elas.

Então, aqui eu quero contar um pouco da história de “atleta”  para que você entenda onde foi que foi buscar confiança.

Quando eu era criança era uma péssima atleta. Em esportes coletivos os colegas não me queria que jogasse. Em alguns esportes mais individuais eu conseguia ficar ali.

Os meus fracassos no esporte coletivo me deixaram com a sensação que não tinha aptidão física para o esporte.

Assim cresci acreditando que o esporte não era a minha praia. Até que teve uma época em que um amigo me convidou para aprender dança de salão.

Na dança de salão eu não tinha uma nota para tirar, um tempo especifico para cumprir. Não tinha mais aquela pressão dos pares que na infância e na adolescência é muito forte.

Estes fatores me ajudaram aprender a dança. A grande coisa aqui não foi a dança de salão em si, foi que eu podia acreditar que conseguia.

Então, o objetivo desta vídeo-aula é dizer que você não deve se limitar por uma crença, alguma incapacidade que foi colocada em você em algum momento.

Agora, vou passa para você algumas dicas:

-escolher bem o ambiente que você vai enfrentar este novo desafio;

-procurar ambiente livre de pressão, de cobrança.

Quais são os ganhos para você?

Primeiro é que você aprende, pode acreditar. Segundo é que você vai aumentar a sua confiança na sua capacidade de aprender outras coisas. Na realidade para a maioria das pessoas é isso mesmo, é mais uma questão de autoconfiança do que capacidade cognitiva.

Agora, eu queria ouvir de você. Eu queria que você comentasse lá embaixo do vídeo no blog o seguinte: Qual é o grande desafio de aprendizagem que você está com medo de enfrentar? Pense onde isso é o desafio para você e também como seria enfrentar este desafio.

O que você ganha comentando? Primeiro porque você reflete melhor.

Segundo, cria um compromisso público que é uma coisa muito poderosa para fazer a gente avançar.

Em terceiro lugar você está colaborando com a comunidade tanto ideia para colegas que ainda não conseguem enxergar como enfrentar certos desafios.

Por isso que te peço que vá lá no blog, não no youtube, e comente. Seus comentários serão de grande valia para toda a comunidade.

Então, eu vou ficando por aqui nesta vídeo-aula.

Muito obrigado por ter assistido e até a próxima!

114 Comentários


  1. Oi Xará, tudo bem?

    Então, um dos meus maiores desafios no momento, aquele que chega a me emocionar quando penso nele, é aprender a dirigir.
    Eu aprendi como todo mundo aprende e fiz questão de conseguir a CNH pela minha capacidade, não comprei. Por isso repeti a prova três vezes… Mas consegui. Quando fui para a rua treinar e aprender a dirigir de fato, meus pais me “traumatizaram”. Temos um acidente de carro na história da minha família e toda vez que saía de carro com eles, era muita gritaria… Hoje eu não consigo ligar o carro.

    E eu quero aprender não porque quero me livrar do sistema público de transporte de São Paulo rs, mas porque saber que eu não consigo dirigir me faz mal, muito mal.

    Não sei ainda quem pode me ajudar, talvez meu irmão, que é seis anos mais novo e dirige muito bem, com ele o processo foi completamente diferente, sem contar que ele não estava no acidente de carro, eu estava.

    Enfim, comentei para me comprometer publicamente, contribuir com seu blog, receber possíveis ideias e refletir mais uma vez nessa minha dificuldade 🙂

    Abraços!

    Responder

  2. oi, Ana!

    desafio-te, com meu desafio: defender um mestrado de 2 anos em 90 dias. Alguma vez você conheceu situação semelhante:

    eu sou geóloga formada em 2010 e defendi meu mestrado em geologia esse agora, quarta feira dia 20 de agosto de 2014, mas minha defesa foi péssima, sim PÉSSIMA, palavra da banca examinadora, eles me deram um prazo de 90 dias para reestruturar minha dissertação. Meu histórico: durante a graduação eu não fiz nenhum projeto de pibic, reprovei praticamente todas as disciplinas de geologia, certo momento cheguei a abandonar o curso pensando que eu não tinha ‘perfil para geólogo’, sim, fiz o curso duas vezes me formei em 8 anos, meu trabalho final foi um desastre e agora esse episódio do mestrado.
    Minha confiança não está zerada está negativada eu estou pior que minha dissertação estou envergonhada, e o pior é que eu estudo em uma das melhores universidades do Brasil em geologia: Universidade de brasília-UnB, meu mestrado foi com rochas de extrema importância econômica: minério de ferro, e vários professores de foram assistir minha defesa que foi acredito eu, a pior apresentação que eles já viram.
    …mas eu sou também a pessoa mais teimosa do mundo, porém não sou burra e quero sim rever meu histórico acadêmico.
    URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE UREGENTEURGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE: QUAL CURSO DEVO INVESTIR MEU TEMPO E DINHEIRO: NO ‘APRENDA 5x MAIS RÁPIDO COM am3 OU ACELERE 3x SUA LEITURA??????????????????????????????????…OU o meu caso já é perdido????

    Responder

    1. Aline, se vc precisa re-estruturar a sua dissertação, recomendo então, o treinamento AM3 pois o foco é na aprendizagem através de mapas mentais.
      Vc já se cadastrou no link abaixo?
      Caso negativo, segue o link:
      Vc pode acessar através do link abaixo:
      http://maisaprendizagem.com/aprenda/
      Neste link vc pode se cadastrar para receber os vídeos explicativos sobre o curso
      Quanto às inscrições…
      Está próximo de abrir, ok!
      Abraços.

      Responder


  3. Oi, Ana!

    obtive conhecimento do seu blog faz uns 30 min na palestra do CONADAM, e fiquei interessada no sua proposta do blog. Após ler e ver algumas vídeo-aulas partilho com você o desafio que estou tendo para terminar o curso universitário que comecei e o maior está na produção do TCC, pq dá a sensação de que não tenho capacidade de escrever. Os métodos que me ensinaram de estudo na universidade nunca funcionaram comigo. Ao ter o conhecimento deste Blog vi como luz no fim do túnel. Gostei das suas dicas e a parabenizo por este trabalho. abrçs.

    Responder

  4. Oi, Ana, um enorme desafio para mim seria aprender a cantar. Eu não pretendo ser nenhuma diva, pois isso requer talento, mas gostaria de ser mais afinada.
    Meu namorado tem algumas aptidões musicais. Ele toca violão, tem uma voz suave para cantar, etc. O problema é que quando cantarolo qualquer coisa, na minha casa, no carro ou quando estamos em roda de amigos e todos tentam lembrar uma música que eu conheço, é só eu começar a cantar que meu namorado me corta e diz: “tá bom, já chega, já deu”….as vezes um colega até diz: “deixa ela continuar, a música é essa mesmo…”. Até mesmo quando eu cantava para ninar a minha sobrinha, se ele chegasse perto, ele reclamava. Pelo menos sei que minha voz não é irritante, pois minha sobrinha logo caía no sono.
    Bom, o fato é que isso me deixou com muita vergonha até para tentar fazer aulas de canto em grupo, e, como as aulas particulares são caras, acabo ficando sem saída. Cantar para mim já é um enorme desafio, outro desafio é encontrar um ambiente sem pressão.
    Você tem alguma sugestão para isso, Ana?

    Responder

    1. Alice, acho que você poderia começar participando de um coral. Ali você vai aprender técnica e percepção vocal juntamente com o grupo, onde você vai se apoiando até ir aos poucos adquirindo segurança para poder cantar sozinha.
      Abs.

      Responder

  5. Ola, Ana! Muito obrigada, o vídeo é ótimo. vou tentar por em prática suas orientações, mas o meu maior problema é a guardar algo na memória, esqueço com muita facilidade o que leio mesmo lendo algumas vezes. Você tem algum exercício pra isso?

    Responder

  6. Oi Ana,gosto muitos das suas dicas parabéns pelo seu trabalho,tô tentando aprender inglês pro vestibular,mas nunca tive uma base boa,e tô começando agora,tô com muitas dificuldades e tô com medo de não me dar bem no vestibular,sempre estudei em escola pública,quero fazer medicina e tô na minha segunda tentativa,me ajude por favor.

    Responder

    1. Oi, Marivaldo.
      em casos de concursos e vestibulares muito disputados, eu recomendo o Treinamento AM3. VAmos abrir uma turma no final de abril, fique ligado, ok?

      Responder

  7. Oi Ana, no momento estou aposentada depois de 35anos enfermagem.Mas meu verdadeiro sonho foi a musica, algum tempo atrás tentei aprender tocar violão,teclado,porém,não deu certo.Alguém me falou q sem dom, aquela coisa q já nasce com a pessoa,jamais eu aprenderia .Foi o fim desisti de tentar,mas nunca esqueci depois de ver seu vídeo, mudei de idéia vou tentar de novo.Agora tenho mais tempo. Obrigada pelo incentivo.

    Responder

  8. Ingles – Fiz a minha primeira aula de ingles aos meus 16 anos, hoje sou um homem de 32 anos, e tem pavor de responsabilidade, de decepcionar pessoas que confiaram algum trabalho a mim, na verdade minha auto confiança é muito fraca, e creio que por isso até me boicoto inclusive quando estudo sozinho sem pressão. Como, se eu aprender as pessoas vão confiar tanto em mim com essa nova grandisosa habilidade , (um sonho) que é falar uma lingua nova, que vão me oferecer cargos de mais responsabilidade o que me assusta tanto.
    Estou na irlanda ha sete meses, essa semana trabalhei pela primeira vez aqui, isso por que um amigo meu me indicou, pois até ai tinha medo de mandar meu curriculo e fazer uma entrevista em ingles, isso para empregos copmo cleaner, arrumar cama de hotel, etc.
    Meu historico de decepção em aprender coisas novas é grande, ja abandonei, curso de teatro, 2 faculdades e agora choro por estar disperdiçando mais essa oportunidade, por medo do sucesso, o que nunca tive o prazer de conhecer

    Responder

    1. Oi Marcos. Ter consciência que tem problema é de autoconfiança é o primeiro passo para resolver um problema. agora você precisa encontrar situações de sucesso para estimular a sua autoconfiança

      Responder

  9. Olá Ana,
    Seus comentariosquanto a inspiraçâo em jogar tenis me chamou a reflexão ja que sou caido em retornar aoa estudar o Curso de Engenharia de Produção. Em outro momento iniciei e p questào de foro intimo parei no 4* semestre. Porém é uma inspiração q pretendo conquistar. Seus comentarios deu força para tal. Obrigado.

    Responder

  10. Oi Ana, você como sempre traz ideias que agregam muito na vida!!!

    Bom Ana, vou te falar q tbm nunca fui bom em esportes coletivos desde criança!
    E esse vídeo veio a calhar em uma hora ,em particular,muito boa!

    Pois eu as vezes jogo bola com meus amigos da universidade. E quando nossa brincadeira fica mais competitiva ae que meu desempenho piora e saio de lá com um sentimento péssimo. Porque sinto que eu atrapalho o time.
    E eu tenho um outro problema de auto-estima em ocasiões sociais, que me sinto inferior intelectualmente às outras e me acho sem graça, então me calo e tento me passar por despercebido. Até a adolescência não tive grandes problemas com essas situações embaraçosas, ou seja minha reação era de ignorar o problema. Mas depois que comecei a namorar minha namorada interpretava , assim como muitos, que eu era “bicho do mato” e anti-social e entre outras. Até que eu perdi a namorada. E hoje vejo que além da namorada perdi muitas oportunidades na minha vida.
    Bom já melhorei um pouco, já não me sinto tão inseguro em apresentações de trabalho e sou mais desinibido. Porém quero chegar mais longe que isso. Quero ter realmente habilidade de falar para um grupo e realizar atividades em grupo com maior naturalidade.
    Estou procurado atividades que sejam de caráter de convívio social como jogar cartas e eu não quero desistir de jogar futebol com meus amigos apesar dos problemas que eu estou enfrentando…

    Grande Abraço!!!

    Responder

    1. Oi Marco, pois é, futebol é um esporte em que o pessoal é bem rude as vezes com quem não joga bem, perde algum passe a coisa assim.
      Talvez se você tentasse um outro esporte com uma cultura de ser menos rude com o outro você pode superar melhor esta barreira.

      Responder

  11. Meu desafio é programação porque me sinto um pouco recuada por a maioria serem rapazem que desdenham de mulher que está nesta área, vou começar a fazer em casa, com meus livros.

    Responder

  12. olá ana,boa noite !

    Sou formado em Educação Física e gostaria que você experimentasse a corrida como esporte, lazer e remédio.
    Eu me encontrei com a corridinha matinal e não larguei mais. Hoje sou bem condicionado fisicamente e dou graças a essa atividade de baixa complexidade e exigência mínima para iniciantes. Eu considero a crença ideal para o espirito, a leitura ideal para a inteligência e a corrida ideal para todos os órgãos do ser humano, principalmente o parte física. abaraços.

    Responder

  13. Olá Ana!

    Gostaria de parabenizá-la pelos excelentes vídeos.

    Eles estão sendo de grande ajuda no meu objetivo de aprender outro idioma e estão servindo em outros campos da vida também.

    Achei sua história parecida com a minha, pois eu não era “lá aquelas coisas” nos esportes coletivos na minha época de escola. Porém em minha fase adulta resolvi a aprender a dançar, porque assim como você tinha um amigo que dançava muito bem e certa vez eu o vi dançando e fiquei fascinado. Daí arrumei outro amigo e nos matriculamos na Escola de Danças do Bairro.
    Eu era extremamente “duro” e meu amigo pior do que eu hahaha, e tinha mais um senhor de uns 60 anos que iniciou na turma junto com a gente.
    E lá fomos nós, tínhamos aulas 1 vez na semana e ficamos nessa durante 1 ano. Passado esse tempo, meu amigo parou na metade (começou a namorar rs), o senhor machucou a perna e saiu e EU…

    Adivinha? A Dona da escola me pediu para parar de pagar e ajudar o professor com as alunas kkk, virei um “pé de valsa”!
    Realmente se confirma tudo o que você falou, para desenvolver QUALQUER habilidade cognitiva, devemos praticar arduamente. Podemos aprender qualquer coisa se realmente quisermos.

    Infelizmente ainda existem conceitos falsos sobre aprendizagem que só prejudicam as pessoas.

    Parabéns Ana! Continue nos trazendo novidades.

    Grande Abraço!

    Responder

    1. É isto mesmo Douglas.
      Eu não posso dizer que sou exatamente pé de valsa, porém eu me defendo em qualquer baile.
      Obrigada por compartilhar a sua história.
      Muito legal.

      Responder

  14. Tudo bem Ana?
    Bom, eu estou cursando uma faculdade de ciências contábeis e o meu foco é concursos públicos. Eu já li tanto sobre o tema, me interessei de verdade, mas as vezes penso que não consiguirei aprender certas coisas e sempre fico adiando a data para começar a estudar de verdade. Tem dias que fico super empolgado e minutos depois já me desmotivo. Gostaria de algumas dicas para tornar minha aprendizagem um processo agradável e me manter sempre motivado.
    Abraços, amo seu blog 🙂

    Responder

    1. Pábulo em geral como você tem uma técnica bem clara, bem concreta para estudar e um hábito firmado de estudar, você consegue manter a motivação. Assim eu sugiro que você pegue alguma técnica que te agrade e tente fazer dela um hábito.

      Responder

  15. Oi, Ana.
    Depois de algum tempo,esse video-aula chegou a tempo. Estou tAMBÉM COM SOBREPESO e agora, preciso aprofundar o estudo de recursos para estimulação de déficit cognitivo para meu marido que está com esse problema e não tem nada que o agrade. Preciso de uma luz. bjkas, Iandara
    Parabéns pela sua iniciativa e compartilhar conosco. Valeu!
    Um abraço,Iandara

    Responder

  16. Bom Ana, já que você tornou público o seu compromisso, vou tornar o meu também,rs.
    Quero ir além! Hoje tenho como meta profissional conseguir a minha estabilidade financeira com um bom salário em um cargo público. Atualmente estou estudando para o concurso da petrobras, uma empresa que admiro muito. Também, faz 2 meses que comecei na academia e quero muito desenvolver a musculatura do meu corpo, quero melhorá-lo, cuidar dele, afinal ele vai estar comigo até o último segundo de vida, literalmente, não é mesmo ? rs
    Por isso, tenho estas duas metas Ana, passar em um concurso e desenvolver meu corpo totalmente. Ambas não são fáceis, mas sinto um ambiente confortável e sem pressão. Na academia por exemplo, descobri uma paixão! Adoro pular corda! É sério,rs. Quando criança vi muito o filme do Rocky, o boxeador e achava demais o jeito dele pular corda e hoje, não vejo a hora de chegar o dia da academia para pular corda,rsrs.
    E estou estudando todos os dias para passar em um concurso como o da Petrobras. Mas antes de tudo, queria aprender a aprender e foi onde encontrei o seu trabalho! Incrível!
    Atualmente conheci também as técnicas dos mapas mentais, que é fantástico! Fiz alguns no papel, mas agora estou utilizando o iMindMap 6 para criar meus mapas,rs.

    Bom, é isso Ana. Estou feliz por encontrar pessoas tão maravilhosas como você no mundo!
    Muito obrigado Aninha!

    Responder

    1. Seja muito bem vindo Valter. Eu estou torcendo para que você atinja as suas duas metas.

      Responder

  17. Ana, amo suas postagens e sempre estou aqui para aprender um pouco mais.
    Quero muito aprender inglês, mais ainda não sei por onde começar. Paguei um curso online e não fiz. O que falta em mim é disciplina e foco e claro confiança. São coisas que dependem de mim para mudar.
    Abraços

    Responder

    1. Oi Elisângela muito obrigada. O que eu sugiro para você é que você procure materiais sobre criação de hábitos. Na verdade esta questão da disciplina ela só se alcança com a criação de hábitos e você pode começar bem pequenino e aos poucos criar bons hábitos de estudo.

      Responder

  18. Ana! Vivo isso todos os dias, pois estudo para concursos já algum tempo, minha esposa e uma mulher maravilhosa, mas infelizmente ela não entende a arte do estudo, diz que isso não e para mim que não aprendo bom daí para baixo você sabe bem, mesmo já tendo passa em um Processo Seletista Simplificado pelo estado.
    Não sei que fazer! Minha escala e 12 por 36, pois quando estou de folga ela quer que eu trabalhe ou arruma um monte de coisas para fazer, chego ao ponto de mentir que estou trabalhando e me escondo para estudar na biblioteca pública fico La das 8 as 19 horas , que fico triste pois é uma pessoa muito próxima de mim ela sabe que tenho limitações que estou corrigido venho de escola publica, noturno e supletivo.
    Ana! Vou vencer isso tudo, estou começando tudo do zero matéria por matéria principalmente português e matemática.
    Um abraço menina.

    Responder

    1. Pois é Sidney às vezes a gente tem que fazer alguns malabarismos para conseguir o que quer.
      Boa sorte nos seus estudos.

      Responder

  19. Boa noite Ana.
    A procrastinação e a falta de continuidades são os meus maiores obstáculos.

    Responder

    1. Oi Paulo, a procrastinação tem várias causas. Uma delas é a falta de técnicas apropriadas de estudo, de técnicas que vc confie.
      A questão da falta de continuidade eu sugiro ler alguma coisa sobre formação de hábitos.
      Formar hábitos é uma coisa difícil que leva tempo.

      Responder

  20. Oi Ana, comecei a acessar seu site a pouco e preciso saber se algum dos seus vídeos ensina a produzir mapas mentais. Qual? Abraço, agradeço, Dirce.

    Obs: estou estudando pra um concurso que vai acontecer dia 10/11/2013 e acho que essa técnica poderá me ajudar muito a reter informações mas ainda não sei direito como aplicar…

    Responder

    1. Oi Dirce, eu tenho um treinamento intensivo na produção de mapas mentais para a aprendizagem para alunos que fazem concursos. Infelizmente neste momento não tem nenhuma turma aberta. Fique de olho no blog e nos seus emails, ok!

      Responder

  21. Muito bom Ana, gostei do incentivo. Também passei pelos mesmos problemas na escola, não goste nem de lembrar, superei bem com a natação.
    Continue assim, vc é show!!!

    Responder

  22. Olá Ana,
    Bem, meus desafios são 2 – aprender inglês e estudar para concurso (e passar, óbvio).
    Apesar de gostar muito de leitura (livros no geral e noticias) tenho muita dificuldade em absorver a informação. Já tentei estudar para ambos diversas vezes mas sempre me atropelo – a típica falta de planejamento e querer dar um passo maior que a perna a fim de acelerar o processo.

    Atualmente estou buscando técnicas de estudo (parece que encontrei aqui). Toda ajuda é bem vinda.

    PS. Soube do seu blog através do Eglish Experts
    Já que estamos falando em desafios e novidades esta é a primeira vez que eu comento em um dos blogs que eu acompanho.

    Responder

    1. Legal José, fico honrada de ter sido a escolhida para receber o seu primeiro comentário em blogs.
      Espero que não seja o último. Seja sempre bem-vindo.

      Responder

  23. Aninha,adoro vc,e nao sao confetes,e em relaçao ao aprender um esporte que sempre achou interessante e por aqueles motivos que vc colocou nao aconteceu…bem lá fui eu no começo do ano jogar vôlei com uma turminha bem mista de mulheres que na mesma que eu…resultado fraturarei o braço…..vendo tua aula hoje….pensei …tenho que pensar em voltar…obrigadinha…

    Responder

    1. Que bom que te estimulei a voltar Marisol.
      Vamos lá que vai te ajudar em muitas outras coisas.

      Responder

  24. Muito bom Ana. Me surpreendo a cada vídeo.

    Minha experiência também foi com o Inglês, eu sempre trabalhei na área de exatas, em lógica, sempre fui muito bom, tenho um pensamento bem lógico, me formei em curso de programação e foi programador e professor (por um bom tempo) de lógica de programação, além da aula do uso da ferramenta de programação e gerenciador de banco de dados, todos alunos que tive passaram na conclusão de projetos (apresentação do sistema que fizeram) para a banca. Inclusive sempre os que tinham mais dificuldade me procuravam.

    Acontece, que quando parti para o inglês, cai no erro que muitos caem, tentar achar lógica em tudo. Isso fez com que meu inglês patinasse, além de dar mais trabalho para o professor e perder tempo.

    Definitivamente eu sabia que minha inteligência para idiomas não era boa. Quase desisti, até que quando estava para desistir, pensei: espera ai, tenho uma base bem grande do inglês, gramática e vocabulário bom.
    Vou usar isso como uma alavanca, vou considerar que estou começando a estudar hoje (mas agora vou me dedicar, “suar a camisa”) então para mim, hoje com 37 anos, eu era um novo estudante, agora determinado, e com uma vantagem em relação a novos estudantes (eu tinha uma bagagem muito boa).

    Hoje consigo me comunicar bem, mas sempre sabendo que preciso melhorar. Tendo coragem para reconhecer minhas fraquezas, humildade para saber que não sou bom em idiomas e ousadia para não me deixar abater quando tenho a impressão que parece que tem dia que “desaprendi”, com certeza não, tem dias que precisamos usar (por azar ou as vezes sorte) tal vocabulário ou estrutura que (e não sabemos ou não lembramos [ou] sabemos e lembramos) mas continuamos aprendendo. Digitei muito, mas acho que não tinha como contar os detalhes de forma mais resumida.

    Se você leu até aqui, OBRIGADO! haha.

    Abraço a todos.

    Go ahead and push hard!

    Alexandre Lunardi
    Foz do Iguaçu – PR

    Responder

    1. Oi Alexandre li tudo sim e vc está de parabéns.
      É difícil mesmo a gente superar uma falta de autoconfiança.
      Vc conseguiu e acho muito legal. É um mérito muito bacana seu.

      Responder

  25. Boa tarde Ana, eu tenho muita dificuldade em aprender inglês, acho que eu tenho um bloqueio, não consigo entender.

    Responder

    1. Lilian achar que tem um bloqueio não é uma coisa muito produtiva para aprender inglês.
      Eu sugiro para vc verificar na seção aprenda mais lá no menu de cima que tem um curso para quem está iniciando.
      É um curso muito bom, ele é todo online e com um preço bem legal.
      Acho que lá vc consegue tirar este bloqueio.

      Responder

  26. Olá Ana,
    Já uso o mapa mental faz um bom tempo, mas nas minhas aulas (professor universitário) uso muito o power point. Acompanhando o teu site vejo que essa é uma técnica maravilhosa e que realmente desenha em nossa mente aquilo que precisamos apreender.
    Parabéns, vou começar a aplicar com meus alunos (já estou reformulando minhas aulas).
    Um pedido: qual é o programa que você usa? (o que tenho não é muito prático).
    Um abração e sucesso.

    Responder

    1. Que legal que estou estimulando um professor universitário a mudar a sua forma de lecionar.
      Isso é muito gratificante. O programa que eu uso é o ImindMap a versão ultimate que é a que permite fazer as animações.
      Se vc não precisar das animações, vc pode usar uma versão mais simples.

      Responder

  27. Muito bacana Ana. Está de parabéns pelas lições que vem transmitindo.
    Hoje creio que meu grande desafio é determinar um dos vários aprendizados que quero alcançar.
    Tenho 26 anos e costumo começar diversas atividades, porém tb paro muito rapidamente. Tenho vontade aprender aos montes, porém a determinação e persistência são grandes obstáculos.
    Acompanho seu blog, seus e-mails e conheci você através do FL.
    Abraços e sucesso!

    Responder

    1. Bem-vindo Rafael, pois é às vezes a gente se perde na própria fome de tanto aprender.
      Eu também sou um pouco assim. A ideia é tentar melhorar a minha capacidade de acabar aquilo que começo.
      Assim sugiro o mesmo para vc.

      Responder

  28. Ana, sua história com os esportes em grupo me fizeram relembrar algo que sempre pensei: não seria a educação física da escola o lugar mais apropriado para aprender um esporte e ganhar confiança em algo que não se sabe? Mas aí já me surge outra questão: não estariam os professores preocupados nos que se destacam (em todas as matérias, digo) e considerando os que têm dificuldade como ‘é, ele não tem jeito para isso’??? Eu sou professor de piano e canto, e em hipótese alguma desisto de um aluno, mesmo que ele pareça não entender a linguagem musical inicialmente. Eu encaro tudo como uma questão de tempo e paciência. Um abraço!

    Responder

    1. Vc certamente não é um professor comum Giovanni. A maioria dos professores é assim mesmo como vc fala eles se encantam com os alunos que se tão bem nas matérias e tem pouca paciência com os alunos que tem dificuldade.
      Isso acaba criando um fosso ainda maior entre estes dois grupos o que é realmente muito triste.

      Responder

  29. Oi, Ana

    Acabei de conhecer seu blog e já estou adorando. Comprei canetinhas coloridas para começara a estudar por meio de mapas mentais.
    Gostei em especial dos seus vídeos sobre o prazer no estudo e aprendizagem espaçada.
    Obrigada
    Juliana

    Responder

    1. Seja bem-vinda Juliana. Muito legal ter canetinhas coloridas para fazer mapas mentais eu adoro.

      Responder

  30. Ana,
    Este vídeo era tudo que precisava ouvir para acordar pra vida.
    tenho um grande desafio que é aprender dirigir, pois não suporto mais depender dos outros. A partir de agora vou criar coragem para romper este desafio e tentar superar este obstáculo.Também sou quarentona e quem sabe conquistarei minha independência. Antes de ouvir este vídeo estava me sentindo um zero à esquerda.Obrigada pelo incentivo.

    Responder

    1. Puxa Selma é comovente saber disso. Fico muito feliz de ter sido eu a dar o empurrão que vc precisava para tomar esta decisão.
      Vai lá que vc vai dirigir sim.

      Responder

  31. Olá Ana,
    Gostei por que tenho um compromisso , que é aprovação no exame da ordem OAB. Estou aposentada e quero ingressar em uma nova área. Estou com dificuldades de concentração no estudo , formei-me 2010 aos 56 anos e agora desejando recomeçar em novo mercado de trabalho, já bastante competitivo. O material de estudo é imenso e não consigo memorizar.
    A técnica dos mapas mentais no Direito é funcional ?
    Abraço!

    Responder

    1. Mapas mentais dá para estudar direito sim Maria. Inclusive eu tenho um treinamento bem intensivo de mapas mentais para a aprendizagem que tem vários alunos que fazem concurso com matérias de direito.
      Infelizmente neste momento não tem vagas, porém se vc ficar ligada no site vc vai saber quando estiver uma nova turma.

      Responder

  32. muito boas essas aulas, cada dia assisto e me ajudam bastante. qual programa de mapas mentais que vc utiliza?

    Responder

    1. Eu uso o ImindMap Fabiane para fazer os mapas mais bonitinhos, mais atuais.
      Os mapas mais antigos eu uso uma mesa digitalizadora e escreve à mão.

      Responder

  33. Olá Ana, tenho assistido seus vídeos e aprecio muito sua didática. Utilizar mapas mentais é algo que me chama a atenção. Já li um pouco a respeito da técnica, mas ainda não tinha visto alguém utilizando-a de maneira tão prática como você faz. Sou aluno do curso de Sistema de Informação da UFScar na modalidade a distância, quero empregar esta técnica nos meus estudos.
    Abraço

    Ednaldo

    Responder

    1. A gente tem um treinamento específico para aprendizagem com mapas mentais.
      Fique ligado no blog para saber quando vai ser a próxima turma.

      Responder

  34. Boa tarde a todos.
    Informações individuais ou em blocos levam a crer na facilidade de apreender algo novo, já incorporar estes conhecimentos ao arquivo de memórias da nossa vida sem se perder é um pouco mais trabalhoso, mas ainda assim se devidamente motivado e com o tempo necessário me parece palpável.
    A parte que considero mais difícil é a de encontrar pessoas com motivações e tempo proporcional para o para um projeto incomum.

    Responder

    1. Este conhecimento vai se armazenando aos poucos por meio das novas conexões.
      Existe uma vídeo-aula que fiz sobre como o cérebro do especialista se constitui e ai vc vai entender como que acontece este processo se vc assistir esta vídeo-aula.
      Por enquanto ela ainda pode está no blog antigo. Vc pode clicar nele lá no menu lá de cima no topo da página.

      Responder

  35. Oi Ana.. Venho acompanhando seus vídeos a uns dias, e quero desde já te agradecer e te parabenizar por tamanho esforço. Pois, sempre consegue passar ao receptor um sentimento de confiança em si próprio, de que pode sim vencer seus medos e desafios profundos.. Enfim, esse vídeo esta sendo bem importante para mim, pois era como se você estivesse falando para mim, usando de palavras que eu precisava ouvir.. Desde cedo tenho um medo profundo de encarar meus desafios, por medo de falhar e também por vergonha de mim mesma em ter dificuldade em aprender aquele determinado assunto.. E posso te garantir o tanto que isso já me afetou ate hoje.. tenho muita dificuldades em aprender cálculos – Matemática, Física, Química .. Mas estou começando a sentir que sou capaz de aprender, seria mas feliz ! E boa sorte pra todos vocês com seus desafios.

    Responder

    1. Fico muito feliz com o seu relato e só o fato de vc começar a sentir que é capaz de aprender já vai melhorar a sua capacidade de aprender.
      Continue neste caminho que vai dá certo.

      Responder

  36. Como sempre, seus vídeos são inspiradores: mais do que nos ensinar como estudar, alinhar as ideias e colocar um plano em ação, há uma mensagem subentendida que para mim é a mais importante de tudo o que você nos diz: é o poder do hábito. Ao ler um livro inspirador há algum tempo, pude perceber o quanto é importante os hábitos nas nossas vidas, mantê-los ou substituí-los pode mudar o rumo pessoal de uma vida. Suas aulas são os ponta-pés iniciais para a implantação de novos hábitos. Logo, o método AM3 é mais do que um curso de aprendizagem, é um método de identificação de coisas que você gostaria de fazer, o porquê de se fazer e o como proceder! Atualmente, estou matriculado em um curso de Español, Violão e uma Pós-Graduação em Gestão Pública que esta para se iniciar. Parabéns Ana, muito mais do que seu aluno, apesar de não conhecê-la pessoalmente, considero você minha amiga. Abraços!

    Responder

    1. Nossa Sócrates, muito obrigado pelo seu depoimento.
      Vc tem razão. Vc falou em duas coisas muito importantes: o hábito e o método.
      Estas duas coisas são fundamentais se vc quiser aprender com qualidade.
      Que bom que vc está conseguindo. Parabéns.

      Responder

  37. Oi Ana, relatar as dificuldades realmente não é algo fácil, mas vou fazer o que você pediu, afinal, também é um desafio!
    Estrei para o ramo de vendas, no entanto, tenho dificuldades enormes em aprender exercer essa habilidade. Busquei ver muitos vídeos sobre o assunto, ler bastante sobre isso, conversar com pessoas experientes, observar as ações dos que tem sucesso, as vezes me pego com tanta insegurança, procuro algo mágico que me ajude a superar os medos, os ‘nãos’, os desprezos, os boicotes de pessoas conhecidas, os desestímulos, sei lá, parece que não saio do lugar… será que algum dia vou aprender a fazer isso e ter sucesso?

    Responder

    1. Jocilene vender para quem não quer é realmente muito duro.
      Talvez vc precisaria olhar nas técnicas de marketing direto. Vai te ajudar bastante. Pesquise no google.

      Responder

  38. É Ana…além do nome temos a atitude em comum…rs…também aos 48 anos de vida atualmente, tomei uma decisão que mudou o rumo de minha historia. Já formada na área de Humanas, MBA em Administração…muitos anos de carreira, decidi com o coração, razão e alma interromper este processo e iniciar um outro, que a principio todos a minha volta claro, não apoiaram…! Decisão difícil, mas acertada! Com CONFIANÇA em meu novo plano de ação, com metas e objetivos estabelecidos.. comecei a trilhar meu novo caminho profissional do ZERO. Loucura pura (é como me apontavam!!!)…
    Mas estou aqui…em meio a um novo processo, buscando ardentemente o conhecimento, motivada e feliz, com a CONFIANÇA estampada em minha atitudes!
    Não é nada fácil, mas é exatamente este desafio que me movimenta!
    Obrigada pela luz que emana sempre em suas aulas!
    Um super abraço!

    Responder

    1. É Ana Maria que história legal na verdade eu estou vivendo o mesmo processo também mudando completamente de profissão, de área de trabalho.
      E com uma desconfiança de pessoas próximas, nem todas. Tem gente me apoiando bastante, mas tem gente acha que sou louca e tem gente que nem sabe mais eu tenho a certeza que vai achar que sou louca.
      Mais, enfim a gente é que sabe a vida que a gente quer levar, né.
      Boa sorte!

      Responder

  39. Meu desafio é o estudo do inglês a tempos que adio esta iniciativa. Conheci seu blog através do podcast do English Expert. A minha estratégia e estudar on line e aprender a usar os mapas mentais neste desafio. Estou acompanhando o blog através dos e-mail. Daqui a alguns meses (dois ou três) espero esta aqui novamente para comentar os resultados.

    Responder

    1. Oi Nonato realmente inglês é uma daquelas coisas que a pessoa adia até não ter mais jeito.
      Assim foi comigo. eu estou preparando um mini-curso que mostra exatamente o que fiz para superar este desafio.
      Então, se vc voltar daqui a dois ou três meses este curso já vai está no ar.
      Aguardo vc!

      Responder

  40. Oi Ana,

    Interessante isso! Meu amigos me falam que tenho memória de galinha. Eu nem sabia que as galinhas tinham memória e que era de apenas 30 segundos… kkkkk Suas tecnicas já me ajudam muito em melhorar minhas memorizações… Quanto ao que disse a respeito da vida começar aos 40, tenho certeza disso! Chegar a esta idade pra mim foi um divisor de águas… Mudei hábitos alimentares, rítimo de vida e aprendi 2 tipos de esportes diferentes e olha que são radicais pra quem está com 40 anos! rsrsrs Em 2 anos, me envolvi com Vôo Livre e hoje meu esporte favorito é o Kitesurf. Como isso me fez bem! Obrigado pelos seus belos ensinamentos. Você me inspira!

    Responder

    1. Oi Carlos tudo bem!
      Eu também estou adorando a minha vida depois dos 40 de todos os desafios que estou enfrentando.
      Muito legal o seu depoimento.
      Obrigado e seja sempre bem-vindo.

      Responder

  41. Venho assistindo as video-aulas desde o podcast no English Experts e estou gostando bastante de todos os vídeos. Pretendo ser professor no futuro, então to pegando várias dicas e ideias novas (:

    Responder

    1. Puxa Willian eu fico muito feliz quando vejo um professor aqui, porque os professores são os que mais precisam entender a aprendizagem para que não fiquem reproduzindo métodos que não funcionam com os seus alunos.
      Seja sempre bem-vindo!

      Responder

  42. Olá Ana
    Parabéns pela iniciativa de ensinar as pessoas a aprender de uma maneira mais dinâmica e divertida. Comprei seu livro Histórias de Aprendizagem e achei fantástico, li em uma tarde rsrsrs e foi muito inspirador. Tenho alguns projetos que quero tirar do papel, mas as vezes me sinto meio perdido sem saber por onde começar, apesar de já ter feito alguns treinamentos. Tenho vontade de me aprofundar em alguns conhecimentos da área financeira (sou Administrador) para atuar como consultor, mas confesso que fico meio inseguro e sem saber se vou ter competência pra isso. Mas com os seus vídeos vejo que isso só depende de mim. Obrigado por contribuir com nosso desenvolvimento.
    PS: qual ferramenta você utiliza para criar os mapas mentais? Eles são bem bacanas.
    Abraço.

    Responder

  43. Parabéns, Ana! Você é um exemplo maravilhoso de superações na vida… Esse vídeo me fez recordar de um antigo desejo de aprendizagem meu que já havia enterrado: aprender teoria musical para poder tocar algum instrumento. Já tinha colocado na cabeça que essa, definitivamente, não era a minha “praia”, já que tentei na juventude tentei por três vezes aprender e não consegui. Creio, porém, que esse não é o melhor momento para iniciar novamente essa empreitada, pois estou empenhada em estudar para um concurso dificílimo. Mas, queria saber sua opinião. Será que trabalhar esse lado no momento até não ajudaria meu cérebro a assimilar os conhecimentos para o concurso… O que você acha…

    Responder

    1. Oi Suely, pois é essa é uma dos desafios que ainda não enfrentei, aprender alguma coisa sobre música. Eu ainda vou chegar lá.
      Quanto estudar ou não música deste momento, se for uma coisa tranquila pode ser uma boa sim. Agora se for mais uma coisa para te deixar nervosa ai talvez possa te atrapalhar no concurso.

      Responder

  44. Muito boa essa vídeo aula Ana!
    O meu desafio é aprender a organizar minha mente, dominar meus sentimentos e controlar meus pensamentos. Assim como você passei por um processo depressivo crescente e como sempre tive a mente hiperativa chegou um ponto que virou uma confusão generalizada. Dai para a apatia da depressão foi um pulo, talvez não um pulo mas um descer ladeira abaixo.
    Sempre acreditei no ditado (chinês eu acho) que diz “quando o aluno estiver pronto, o mestre surgirá” e foi bem isso que aconteceu. Comecei um processo de aprendizagem de neurocibernética, ciência que estuda os processos cognitivos da mente automática e trabalha na resinificação dos modelos mentais.
    http://www.joytreinamentos.com.br
    Comecei uma jornada para me tornar uma terapeuta treinadora de emoções (Emotional Trainer), a começar pelas minhas próprias emoções e mente confusa. Isso em março deste ano. Em março de 2014 me formo.
    Mas de lá pra cá, a mudança é interessante. Quando se aprende a colocar ordem na mente, disciplina nos pensamentos e controlar instintos e emoções, é espantosa a mudança. Não é fácil, mas é efetivo.
    Isso me afetou em termos profissionais também, reorientando o meu trabalho e abrindo um leque de novas possibilidades significativas e gratificantes.
    E tudo isso começou porque resolvi tomar coragem e aprender.

    Responder

  45. O problema da pressão é super importante e deve ser trabalhado com carinho.
    Certa vez estava sob efeitos de remédios pesadossssss, mas foi por um período de tempo. A mente não entende que esse período acabou, e fica aquele ‘trauma’ de que nunca mais conseguiremos fazer o que fazíamos antes.
    Uma prova, ou algo nesse sentido que gerou esse medo, deve ser repetido nos moldes do problema que gerou a ‘crise’. Pegar um assunto similar, estudá-lo, e depois fazer uma autoanálise, pegar um papel em branco e escrever TUDO sobre o assunto de memória, provando que seria capaz de fazer bem DE NOVO.

    Com técnicas de aprendizagem como mapas mentais e memorização, a confiança volta redobrada 🙂

    Legal saber da novidade Ana. Em breve saíra a manchete com você, campeã do torneio Grand Slam de Camboriú \o/

    Responder

    1. Oi Márcio no meu caso eu estou resolvendo o caminho mudando de caminho. Diferente do seu que foi insistir. Cada problema é um problema diferente.
      Fico muito feliz porque os mapas mentais tem ajudado na sua confiança.
      Agora se vc algum dia vai me ver no Grand Slam vai ser meio difícil. Agora se eu conseguir perder alguns quilos já estarei muito feliz.

      Responder

  46. Olá Ana!
    Adorei a video aula,eu também acredito que desafios estão aí para serem vencidos.
    O meu desafio é falar inglês,a leitura e quando escuto o professor entendo bem.
    Mas falar ainda ainda tenho dificuldade.
    Que venham novos desafios.
    Obrigada.

    Responder

    1. Oi Helena, normalmente a dificuldade de falar está mais associada a vergonha de errar ou medo de errar de que propriamente o desconhecimento da língua.
      No inicio vai sair errado mesmo e às vezes mesmo quando vc já sabe vai sair errado também, mais é importante começar.

      Responder

  47. Boa noite Ana, parabéns pelo seu trabalho. Estou com dificuldade para escrever artigos para o meu blog, estou pesquisando assuntos relevantes. Comprei o seu e-book “Escrita eficiente sem plágio – 2ª edição”, estou colocando em prática o uso de mapas mentais, está facilitando muito o meu trabalho. Muito obrigado.

    Responder

  48. Ana, acompanho recentemente seu blog e acho a proposta muito boa e sem duvida tem ajudado muita gente a conquistar seus sonhos ou superar seus obstaculos de forma mais pratica e menos chata, o unico senao para seus videos e talvez seja somente algo da minha audição( tenho pequeno problema auricular) é que sua voz ( pelo menos nos videos ) me parece uma tanto ” cadenciada demais” , ouço muito outros podcasts e percebo que o som é algo que realmente ajuda “grudarmos” nosssos ouvidos no conteúdo, alem de mudar nosso ritmo cardiaco, e dependendo da proposta ate mesmo nosso ânimo.
    agradeço pelo trabalho , pelo lindo projeto e sucesso. Fico no aguardo do próximo episódio.

    Responder

    1. Moacir eu tenho um projeto futuro de estudar alguma coisa sobre locução. Por enquanto eu só sei fazer deste jeito, ok!

      Responder

  49. Olá Ana! Tudo legal querida?
    Quero te dizer que ainda não consegui me inscrever para o curso AM3 pois a última semana da inscrição estava viajando a serviço, logo não consegui comprar o curso, mas assim que nova turma estiver aberta, com certeza estarei lá, pois percebo que estou precisando das suas técnicas para poder desenvolver o meu trabalho como empreendedor digital que estou aprendendo com o Érico Rocha, sou Farmacêutico e Enfermeiro (meu produto é saúde) e eu penso que você pode me ajudar muito, pois não estou conseguindo preparar minhas aulas.
    Se você puder me ajudar te agradeço.
    Um grande abraço e fica na paz.

    Responder

    1. Oi Ronaldo que pena mesmo porque essa turma do AM3 está bem animada.
      Vc vai ser avisado sim quando estiver uma turma aberta.
      Eu estou preparando um curso sobre a preparação de aulas pois acho que está faltando mesmo. Isto vai ser divulgado por aqui, então fica ligado, ok!

      Responder

  50. Caramba muito bom, eu não tenho 30 ainda, mais digamos estou perto e eu comecei tudo tarde, faculdade curso de inglês, curso na área que estudo e trabalho que é TI. Tenho cede de aprender, não sei se é cede ou é por que eu sou muito ansioso mesmo. Vejo um curso bom ou aquilo que quero aprender eu vou lá faço ou se é muito caro eu deixo pela questão financeira ou pelo fato de ser longe de onde moro, moro em cidade interior do MT onde todos cursos ou tudo que seria bom pra mim está tudo longe. Estou concluindo minha graduação próximo ano, assim espero apenas tenho que concluir minha monografia que está me dando nos nervos e o medo também me atrapalha, como tudo nas coisas que vou fazer bate minha super ansiedade e medo nossa, mais procuro enfrentar isso, mas as vezes é difícil.

    Ainda mesmo com toda dificuldade e claro estarei já um pouco avançado na idade, espero eu chegar a um mestrado e concluir. Bom acho que é isso, apesar do preconceito de algumas firmas ou pessoas em questão de idade, eu digo aquele velho ditado, nunca é tarde para aprender.

    Responder

    1. É isso ai Roberson manda o preconceito das pessoas para aquele lugar e continua na sua caminhada.

      Responder

  51. Oi Ana tudo bem ? Fiz o Conaed e assisti quase todas as aulas perdi somente duas , demais , a respeito do seu vídeo do mapa sobre jogar tênis , vou lhe dizer uma coisa , joguei tênis e depois Squash desde meus 7 aninhos e foi um esporte que me ajudou muito em toda a vida até que arrebentei todos os meus ligamentos cruzados e também sofri um acidente onde quebrei o fêmur , insisti ainda em jogar com joelheiras especiais mas o sobrepeso também judiava demais , hoje só faço caminhadas .Uma dica muito importante é você se alongar bastante antes e depois de jogar , acredito que você deve estar devolvendo a bola ao professor ainda mas este alongamento vai ti ajudar na flexibilidade ao longo do tempo (mais tarde vai precisar e muito) , e tomar muito , mas muito liquido, não esquecer de fazer os movimentos corretos para não sentir dores (postura) , no mais é só diversão , joguei dos 7 aos 32 anos , hoje com 46 prefiro caminhar na praia , abraços e força !!!

    Responder

    1. Puxa Ricardo espero manter os meus ligamentos inteiros. Eu tenho começado bem devagar e o professor é bastante criterioso. Vamos ver até onde eu chego com essa aventura.

      Responder

  52. Boa noite,Ana!
    Muito bom,mapas mentais,aprender um novo esporte,nunca é tarde para começar!
    Abraço.

    Responder

  53. Olá Ana tudo bem? Legal sua lição, aprender tênis e transformar em vídeo aula com mapa mental. isso é demais pra mim.! Ana estou aprendendo a fazer mapas mentais com você e com o Walther Hermann, eu
    acho fantástica essa técnica, de criar estruturas e imagens mnemônicas para aprender as coisas. Continue mandando as lições pra min por favor. Te Amo. Gde abraço.

    Responder

    1. Tem tantas alternativas a essa educação falida que nós temos para as massas, que chega a ser inacreditável que esse sistema ainda não tenha ruído completamente…

      Responder

  54. Oiii Ana, boa noite!!
    Vc é show mesmo! 😉 Adorei o seu depoimento. Rss
    Sobre os desenhos nos mapas que falou… eu me divirto mesmo. Sai cada troço estranho que depois morro de ri. Minha mesa de estudo agora tem lápis de cor, canetinhas coloridas, giz de cera. rss. Mudança total de perspectiva /. Adorei!! rss
    Bem, o meu “problema” de aprendizagem foi com o Inglês. Por vários fatores e situações que passei (desde muito nova) acabei por “acreditar” que isso não era pra mim. Aí tudo bloqueou de vez…
    Só que o os Mapas e o treinamento do AM3 têm mudado a minha experiência com a aprendizagem e tornando o estudo agradável… e pensei: por que não o Inglês?!
    Decidi aproveitar este momento de “lua de mel” com os estudos e encarei o meu ex-fantasma: O INGLÊS.
    Fiz uma organização “interna”…uma faxina mental… rss e procurei a Ana Luíza do http://www.cursoinglesonline.com.br (indicação sua). Gostei de ter conversado com ela… senti confiança e que a Ana seria uma excelente tutora. Já estou na lesson 4… ansiosa pela próxima aula. 😉
    Acho que comecei o Inglês no mesmo período que vc começou o tênis. Legal, né?!
    Essa é a minha contribuição pro blog + aprendizagem.
    Abração Ana.
    Latife

    Responder

    1. Uau, Latife, depoimento bacana é esse seu. Uma super-contribuição! Obrigada. 😀
      Fico muito feliz mesmo, de estar participando nessa mudança de perspectivas.
      Estudar pode ser uma experiência bem mais leve e divertida do que a escola nos leva a crer… 😉
      Abraço,
      Ana

      Responder

  55. Gostei muito de suas explanações , estou tentando fazer algumas coisas nesse mundo virtual, mas ainda não aprendi o suficiente, gostaria de saber o caminho, há uns anos atrás eu vendia um produto de praia mas naquela época não se usava inertenet , o canal de veiculacao era só a TV , porém e muito caro, eu vendia muito naquela ocasião .Hoje sou nutricionista e comerciante estou com 58 anos mas me sinto sempre com vontade de aprender.

    Responder

    1. Blogar não é muito diferente de usar um editor de texto, Sebastião. Vá em frente e vc vai descobrir isso! 🙂

      Responder

  56. Aprender inglês tem sido um grande desafio para mim. Parece que eu nunca serei capaz de falar inglês fluentemente. Mas eu não desisto. Aprendi com minha mãe que não há idade para se aprender qualquer coisa. Minha mãe tem 95 anos e está sempre aberta a aprender coisas novas. Quando meu irmão instalou um joguinho de memória no computador e a convidou a aprender, ela imediatamente sentou-se em frente ao computador e dedicou-se a aprender. Durante algum tempo houve uma guerra entre ela e o mouse; mas ela venceu e hoje ela passa horas jogando no computador. Algumas pessoas quando a vêem jogando dizem admiradas: Eu não sei fazer nada no computador e a senhora com essa idade sabe mexer com isso…
    A vida é uma aprendizagem constante. Deixar de aprender é deixar de viver.

    Responder

    1. Parabéns par aa sua avó!! E obrigada por contar essa história tão legal! 🙂
      Concordo plenamente, sem aprender coisas novas, a vida fica muito sem graça…
      Abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *