Tem perguntas que a gente responde de forma fácil, e tem outras que a gente acaba tendo que fazer uma vídeo-aula inteira para DEPOIS responder.
Então nesta vídeo-aula eu explico como funciona o método SQ3R, muito sugerido em páginas e cursos de orientação aos calouros das universidades americanas.
Assim, na próxima vídeo-aula eu vou poder responder a pergunta de um leitor do MA: “o método SQ3R funciona?”
Sem tempo de assistir? Leia a transcrição!
Olá tudo bem!
Aqui é Ana do Mais Aprendizagem e apesar de parecer, hoje não é um vídeo de perguntas e respostas.
É uma vídeo-aula normal mesmo, mais que foi sim motivada por uma pergunta que me fizeram no blog.
A pergunta é a seguinte: O método SQ3R funciona?
Eu fiquei pensando, pensando como eu ia responder essa pergunta e cheguei à conclusão que antes de respondê-la eu tinha que explicar o que era o método SQ3R.
Então, vamos lá essa é uma vídeo-aula em que eu vou explicar o que é o método SQ3R.
O método SQ3R é uma técnica de estudo muito utilizada no meu acadêmico americano e sugerida aos alunos que estão ingressando na universidade para ser um método de estudo para livro-texto ou de artigos.
Como nos Estados Unidos as pessoas gostam de transformar tudo em acrônimos surgiu então à sigla SQ3R.
O S vem de survey. Survey significa pesquisa. O Q vem de question que é questionar. A ideia é que você vai fazer uma pesquisa por alto e depois vai fazer um questionamento naquele material que você quer estudar.
Os 3R são de: read (ler), recite (recitar), review (revisar).
Bom, eu resolvi colocar a minha criatividade para funcionar e tentar transformar este acrônimo em palavras em português.
Algumas são fáceis, mais ou menos diretas, e outras nem tanto.
Mais eu acabei conseguindo e acho que ficou bem significativo as palavras que eu usei para transformar esse acrônimo em uma coisa em português.
Agora vamos detalhar o que cada etapa prever no seu momento de estudo.
A primeira etapa é a etapa survey. Aqui significa fazer uma pesquisa por alto, assim eu resolvi usar a palavra sobrevoe o material.
A ideia desta etapa de estudo é você obter uma visão geral daquilo que você vai estudar.
Lembra que a gente está estudando uma técnica para trabalhar com livros didáticos que normalmente possui muitos títulos, subtítulos, figuras, gráficos, legendas.
Você pode também ler o primeiro e o último parágrafo de cada texto de cada seção. Além disso, você pode ler os exercícios propostos no final do livro, caso o livro tenha.
A chave para fazer essa etapa bem feita é que ela tem que ser rápida. Ela não pode tomar todo o seu tempo só fazendo uma visão geral do assunto sem aprofundar.
A ideia desta etapa é despertar a sua curiosidade para o assunto. Você ter uma vaga noção do que vem pela frente e ficar com vontade de entender melhor.
A segunda etapa do SQ3R é questionar. Essa etapa é para você estimular ainda mais a sua curiosidade.
Nesta fase você vai pegar título e subtítulo e tentar vê que tipo de pergunta poderia ser feita a partir dali. Você pode se perguntar o que eu já sei sobre este assunto.
Assim você vai preparando o seu cérebro para receber a próxima etapa.
A próxima etapa é a etapa de leitura. Neste caso eu usei a palavra releia.
Por que releia?
Quando você está na primeira etapa você já leu bastante coisa. Você já leu alguns parágrafos, as figuras, os quadros ilustrativos, as perguntas.
Agora você vai reler e na verdade esta leitura vai ser completa e de preferência bem ativa. Uma coisa que eu faço para tornar a leitura ativa é marcar palavra-chave.
A próxima etapa em inglês chama-se recite. O recite não é simplesmente recitar. Não quer dizer que você tem que pegar o material e repetir, falar sobre ele.
Agora, falar sobre ele é uma opção, resumir é outra opção, parafrasear (dizer com outras palavras) também é uma opção.
A minha forma preferida é mapas mentais. Se você fez as anotações durante a leitura.
O mapa mental também estimula o raciocínio. Assim nesta fase o mais eficiente seria usar o mapa mental, pelo menos, na minha análise.
E finalmente o último é o R de revisar. Ai você vai ter que revisar aquilo que você criou. Você pode revisar um resumo que você escreveu. Você também pode revisar o mapa mental que você criou na fase de reprodução.
Então estas são as cinco etapas que segundo o método SQ3R são fundamentais para que você faça um bom estudo de um texto técnico de um livro-texto de um material de nível universitário.
Bom, vocês já sabem que eu não sou adepta de vídeo-aulas muito compridas, porque eu acho que não são eficientes do ponto de vista da aprendizagem.
Então eu vou encerrar a explicação do método SQ3R por aqui. Ficou uma explicação bem teórica mais eu acho que foi possível pegar o espírito da coisa.
O que eu vou mostrar na próxima vídeo-aula é uma gravação em que eu estou estudando um texto por meio do método SQ3R e aí você vai ver a minha mão passando e fazendo as coisas até a gente chegar no mapa mental.
O mapa mental é a minha forma preferida de fazer a reprodução.
Então eu vou ficando por aqui e enquanto isso eu gostaria que você postasse lá no blog, que você está vendo no YouTube, as perguntas ou dúvidas que tenham ficado sobre o método.
Também você pode postar o que você acha da pergunta que motivou esta aula. Este método funciona ou não funciona?
Isso eu vou responder na terceira vídeo-aula depois que a gente tiver entendido direitinho o método.
Então até a próxima!!
Link permanente
Ficou ótima a versão em português da sigla!
Link permanente
Adorei as dicas relativas ao método SQ3R … Muito obrigado!
Link permanente
Ana, você acha que se eu dividir as etapas em dias, ele faria o mesmo resultado?
Por exemplo: a 1º e 2º etapa posso fazer um dia antes de passar pros 3R?
Link permanente
Camila, pode sim…principalmente levando em consideração a exemplificação que vc vez.
Abraço, Marcelo.
Gerente de relacionamento.
Link permanente
Este método se aplicaria bem em concursos? Pois como temos o tempo curto pra resolução de várias questões, teria como aplicar essa técnica e mesmo assim conseguir fazer toda a prova em tempo hábil? ABS
Link permanente
Positivo, Iuri.
Você pode usar este método em caso de concurso, sim!!
Abraço.
Link permanente
Oi Ana, já tive indicação desse método mas a associação que você faz com o mapa mental que já vinha buscando instrução aqui com você fez parecer bem mais produtivo pra mim. O que nesse e no método do mapa mental continua me pegando é na hora de achar/escolher a palavra-chave. Tenho que estudar muito sobre psicologia e ainda parece pra mim que uma única ou poucas palavras parecem não ser o suficiente para resgatar o conteúdo na minha mente. O que devo fazer? Que dica você me dá?
Link permanente
Elisangela, isso é uma insegurança normal, depois de muita prática você observará que não precisa de tantas palavras para lembrar.
Abraços.
Link permanente
Oi, Ana, gostei muito de receber esta vídeo-aula mas, para ter a ‘trilogia’ completa, se possível, gostaria de receber as vídeo-aulas anteriores. Agradeço muito pelo obséquio e deixo-lhe um grande abraço.
Link permanente
Marcos, vc pode navegar pelo nosso blog:
Segue o link para a parte 2 e 3.
http://www.maisaprendizagem.com.br/?s=m%C3%A9todo
Abs.
Link permanente
Oi Ana,
O seu trabalho tem me ajudado muito só tenho a agradecer. Queria saber se o método sq3r também é eficiente para o estudo de matérias exatas como física e matemática do ensino médio.
Abraço.
Link permanente
Gabriel, sim pode ser usado em ciências exatas.
Link permanente
Olá ana, parabéns pela didática.
Qual software de mapas mentais você está usando?
Link permanente
Olá José, uso o IminMap.
Link permanente
Olá Ana!
Gostei muito do vídeo.É realmente muito interessante.
Um bom dia e fique com Deus!
Link permanente
Uma sugestão, Ana.
Você poderia inserir a imagem geral do mapa no post?
Seria legal ver o mapa mental antes para ao fim do vídeo perceber as aproximações e distanciamento entre minha intuição inicial e a tua exposição do assunto.
Também seria ótimo se a audiência pudesse postar dois comentários: um a partir da visualização do mm e outro posterior ao vídeo.
Link permanente
Estou pensando numa solução para isso, Trasimaco, via Pinterest ou Instagram. 😉
Link permanente
Em que momento entra a resolução de questões, no recitar ou revisar?
Link permanente
Cássio, exercícios podem ser usados como forma de revisão ou como tema de estudo em si. No segundo caso, vc usaria o método SQ3R para estudar as questões tb.
Link permanente
muito bom, eu ja usava esse metodo de estudo e nao sabia…
qual e o programa que vc usa nas suas apresentacoes ? ficou excelente esse recurso grafico que vc usa.
Parabens pela didatica e pelos videos impecaveis em suas apresentacoes !
Link permanente
eu uso o iMindMap, Fernando
Link permanente
Oi Ana, tudo bem?
Você passou a usar o Imindmap ?
Parece bem sofisticado no quesito de beleza, mas o preço é bem salgado também, não? A versão mais em conta em torno dos 80 dolares atende bem ?
Você acha que vale a pena a Ultimate ? 250 dolares, se não me engano.
Não tenho o hábito de fazer MM, mas vendo seus videos, cada vez me inclino mais a fazê-los. Andei olhando outros softwares, mas este em questão parece bem flexivel e atrativo. E atratividade é um dos apelos da metodologia dos Mind Maps, ou seja, relacionar figuras, cores, tamanhos para ajudar na memorização.
Mair uma vez, parabéns pelo trabalho.
Abs
Link permanente
A versão 80$ é muito boa para fazer mapas mas não tem a função de gerar apresentações. A escolha depende do que você irá fazer.
Link permanente
Bem elucidativa.
Link permanente
Bem elucidativo.
Link permanente
Muito legal, gostei! Pode-se dizer que seria algo parecido com a aprendizagem espaçada? Por exemplo:
Primeiro lê, dá um tempinho;
questiona, anotando as perguntas, mais um tempinho e
revisar para reproduzir.
Essa reprodução pode ser em áudio, né? Pode-se fazer um mapa mental e gravar um áudio sobre o mapa, aí quando não puder visualizá-lo, basta ouvi-lo e imaginá-lo =D
Link permanente
Sim Tallyta, são possíveis infinitas variações. 😉
Link permanente
Ana, achei interessante esse método e já inclusive o utilizei…
Ao meu ver, o Q não é muito útil, principalmente se o leitor não sabe nada do conteúdo, pois as perguntas que seriam feitas antes da leitura seriam muito subjetivas. Além disso, fica difícil para o sujeito fazer perguntas sobre um conteúdo que ele ainda não estudou e que não tem conhecimento sobre o mesmo e, se ele for tentar, acho que serão bem amplas, tipo o que é isso ou aquilo… o que você acha?
Link permanente
Este método é mais aplicável a textos acadêmicos. Neste caso as questões são levantadas dos subtítulos das legendas dos exercícios que o livro apresenta.
Link permanente
É bastante interessante esse método, vou aplicá-lo enquanto estou de férias da faculdade em algum livro que quero ler e depois conto como foi a experiência. Obrigado!
Link permanente
Muito interessante…!
Link permanente
Muito bacana.
Me lembrou uma das estratégias de leitura do curso de Inglês Instrumental.
… ” A estratégia de leitura chamada Skimming é um tipo de leitura que busca o maior número possível de informações ao primeiro contato com um texto. É um “ passar de olhos ” pelo texto para identificar sua
ideia geral , tema central.
http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1056/1/Estrat%C3%A9gias%20de%20leitura%20-%20Skimmig%20e%20Scanning_Camila%20Hofling.pdf
Abraços,
Link permanente
Exatamente isso que é feito na primeira etapa Wagner. Esta técnica também pode ser chamada de preleitura.
Link permanente
Ana, as suas explicações são realmente cativantes. Sem dúvida todas essas orientações estão me deixando mais animada. Como eu fiquei interessada na ferramenta mapas mentais comecei à pesquisar na internet. Inicialmente resolvi fazer um curso básico pra saber por onde tudo isso começa, daí a minha curiosidade! Achei você. As suas video-aulas estão ajudando bastante nessa compreensão. Abs,
Link permanente
Excelente, começo a ouvir de curioso e não posso parar de aprender. Então, meu tempo voa.
Link permanente
É bem proximo da forma como esfudo, o que falta é fazer uso de mapas mentais.
Link permanente
Achei o método excelente. É tudo que a pessoa precisa para fazer um bom estudo, basta seguir a risca.
Minha grande dificuldade é encontrar as palavras chaves de cada texto. Voce poderia me dar algumas dicas?
Link permanente
Existem diversas técnicas para achar palavras-chave Rildo, eu as ensino no Treinamento AM3.
Link permanente
Ei Ana e amigos do blog, boa noite!!
Acabei de ver o vídeo que sugeriu. E pelo que vi, este método apresenta as bases da aprendizagem: aquisição, retenção, aplicação, repetição. E se entendi bem, eles estenderam muito as etapas. Este método poderia ser mais sintetizado e mais simples, não?!
Abs, Latife
Link permanente
Você tem razão Latife. Eu vou falar sobre essa questão da eficiência na próxima vídeo aula.
Link permanente
Ola Ana;
Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo modo fácil, prático e dinâmico que você ensina, é um dom de DEUS…….Bom, Então vamos lá;
“Faz 10 anos que terminei a faculdade de Ciências Econômicas e desde então não me dedico mais aos estudos. Hoje, sou funcionário público, porém, não faço o que eu gosto. Estou disposto a recomeçar o mais rápido possível a me dedicar aos estudos. Faz parte do meu planejamento pra 2014, ou passar em outro concurso público ou me reiventar. mas a dúvida é: QUAL O MELHOR MÉTODO DE APRENDIZAGEM PRO MEU CASO…….
Desde já agradeço, um abraço
Link permanente
A melhor forma de passar em concurso público e ter um bom método de aprendizagem e consistência. Eu sugeriria o nosso treinamento AM3, mas infelizmente não há nenhuma turma aberta agora.
Link permanente
Achei interessante a proposta Ana, acho que vou experimenta-la, por favor continue postando esses vídeos sobre aprendizagem, abraço!!
Link permanente
Que bom Ana, gosto muito quando você apresenta essas novas técnicas.
Seus vídeos me ajudam muito.
Valeu!
Link permanente
Oi Ana!
Ótimo vídeo! Já estou colocando na prática.
Gostaria de saber como você recomenda que se faça o processo, pq toma bastante tempo, dependendo do tamanho do conteúdo. Por exemplo, se a pessoa dispuser de apenas 1 hora por dia.
Abração
Link permanente
Esta questão do tempo será abordada na próxima vídeo aula Aline.
Link permanente
Esse método só serve pra estudar por material escrito ou para vídeo aulas tbm?
Link permanente
Este método é recomendado para estudo de textos acadêmicos Vitor. Só se aplicaria a vídeo aulas se você tivesse um resumo ou os slides das aulas para fazer as etapas S e Q.
Link permanente
Parabéns Ana, sempre trazendo bons instrumentos de aprendizagem.
Boas festas.
Link permanente
Muito bom Ana! Conhecia o método por aplicação mas não o seu acrônimo e nem sua explicação, menos ainda essa sua versão explicativa que em muito a esclarece. Fico muito grato e a parabenizo pelo excelente material e trabalho que vem fazendo, de extrema valia para todos. Recomendo! Forte abraço e um verdadeiro desejo de sucesso em seus projetos, Henrique
Link permanente
Parabéns, Ana você é nota mil! Vida longa para você viu!
Link permanente
Mais uma vez parabéns
Estou ansioso pela próxima.
Agora, uma perguntinha, que softwere vc usa para fazer os mapas mentais
Tentei usar uma mesa digitalizadora como vc fazia no inicio, mas não me entendi muto bem com ela
Quero começar produzir vídeo aulas para o meu site. Não se preocupe, não sou seu concorrente kkkkkkk
Link permanente
O software dos mapas mentais e o iMindMap.
Link permanente
Eu vi esse comentário no vídeo no Youtube.
João Neto
Acredito que deve funcionar muito bem.
Como juntar SQ3R com Aprendizagem Espaçada?
Será que dá?
Obrigado Ana.
Link permanente
Da sim Juca. basta você fazer o S e o Q que na primeira sessão, os dois primeiros Rs na segunda sessão e o último R na última sessão da aprendizagem espaçada.
Link permanente
MUITO LEGAL, ANA. PARABÉNS.
Link permanente
Ana que vídeo fantástico! Já tinha visto outras aula suas mas esta apesar de pequena foi a melhor vídeo aula que vi até hoje, acho que se deve ao fato dos mapas mentais serem de fato uma poderosa arma para a compreensão da mensagem. Mais uma vez parabéns pelo trabalho e muito sucesso.
Link permanente
Oi Ana, tenho a impressão que você já ensinou essas técnicas na soma dos teus vídeos. Mesmo assim gostei muito.
Tanks a lot.
Now, let’s start to learn! I’m joking. Tonight.
bye
Link permanente
Me parece um método muito bom, principalmente se utilizado juntamente com outras técnicas já ensinadas por você Ana: Revisões espaçadas, aprendizagem espaçada, leitura ativa, etc.
Link permanente
Primeiramente bom vídeo Ana, seu método de simplificar as coisas é magnífico.
Saberia me indicar na sua opinião, qual a melhor técnica de estudo para cursinho ?
Link permanente
Marcelo, para estudar muita coisa nos temos nosso treinamento AM3. Fique de olho na próxima turma OK?